Com a chegada do frio, nada melhor do que uma roupa grossa e quentinha. Ao vestir um casaco, por exemplo, a sensação é de estar recebendo um abraço. E é

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateEm meio as dificuldades, a alegria de receber a ajuda do próximo é enaltecida na casa de dona Elvira
Em meio as dificuldades, a alegria de receber a ajuda do próximo é enaltecida na casa de dona Elvira

com esse gesto que dona Elvira Maria Immig, 79 anos, agradeceu, emocionada, as roupas doadas por funcionários da Folha do Mate, nesta semana. Assim como ela, as demais 12 pessoas da família terão um inverno um pouco mais quentinho e tranquilo.

A solidariedade, que é celebrada no dia 21 de maio, em todo o Brasil, se faz necessária na estação que mais castiga. A matriarca da família, Elvira Maria Immig, do bairro Coronel Brito, sabe bem da importância de receber a ajuda do próximo. “Não lembro quando precisei comprar uma peça de roupa.” Com 13 pessoas na família, divididas em duas casas simples, onde o vento não hesita em adentrar por entre as frestas, as dificuldades são inúmeras. O pequeno fogão à lenha serve de alento para a vó Elvira, seu filho Elanir, que é deficiente mental, e a neta Júlia que mora no local com seus quatro filhos pequenos. Com dois salários, um de aposentadoria da dona Elvira e outro que a filha Elaine Royer recebe devido a viuvez, é preciso pagar água, luz, remédios e comida. As doações que recebem são comemoradas e divididas por todos, até por quem não mora no mesmo pátio. “Se algo não serve pra nós, mandamos para outros integrantes da família que moram no interior e também à beira do Rio Jacuí. Tudo é aproveitado e bem-vindo. Não sei o que faríamos se não recebêssemos essas ajudas”, explica Elaine. 

O brilho nos olhos da pequena ágata, ao encontrar em meio as sacolas uma blusa de seu agrado, é a maior recompensa de quem tem a missão de encaminhar as doações. “Ver a satisfação, a alegria na hora em que recebem algo é o maior pagamento que se pode receber. Eu já vi muita coisa nos mais de 20 anos que trabalho com a comunidade, tristeza, doença, dificuldades, pobreza extrema, então, levar um pouco de alento, é muito recompensador”, conta Eva Fonseca, cadastradora do programa Bolsa Família, da secretaria municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio. 

Além da Campanha do Agasalho realizada pela Prefeitura, inúmeras empresas e entidades, como igrejas nos bairros, também realizam campanhas internas e que beneficiam inúmeros venâncio-airenses que precisam de ajuda na estação que mais castiga. A secretária municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade salienta que “a comunidade venâncio-airense é bem solidária, colabora muito. Tem gente que liga e quer saber quando começam os roteiros. Tem pessoas que já esperam a caravana passar e separam as peças.”

Quer ajudar?A família da dona Elvira Maria Immig, do bairro Coronel Brito, tem o objetivo de ampliar e realizar melhorias na pequena casa de dois quartos, uma sala/cozinha e

Foto: Vanessa Behling / Folha do Mateddddd

obanheiro (foto), que está em precárias condições, como por exemplo, sem janela. O desejo é de construir mais um quarto, já que são sete pessoas, três adultos e quatro crianças, que dividem a pequena residência. Para tanto, eles pedem, quem quiser colaborar, com tábuas e madeiras em geral, já que as telhas já foram conseguidas e o trabalho será feito por eles mesmos. Quer ajudar? Entre em contato com a Folha do mate, que será passado endereço e formas de contribuir com a família.

“Se eu recebe tal doação, como me sentiria?”

Até o início do inverno, a corrente de solidariedade vai mobilizar voluntários em quatro roteiros pelas ruas da cidade e em mateada de integração a arrecadação de doações. Além disso, 27 pontos de coleta espalhados pelo município estão aptos a receber os agasalhos.

A secretária municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkoff Trindade, alerta que a Campanha do Agasalho não é descarte de roupas. “Doam roupas rasgadas e sujas; chinelos e sandálias, às vezes um pé só, coisas que são para uso no verão. Então, pedimos que doem agasalhos em bom estado, prontas para uso e que a pessoa que vai utilizar se sinta bem, a vontade de usar essa roupa e sair na rua, com dignidade.”

Além de roupas de inverno para adultos, como casacos, moletons e calças; roupas para bebês e crianças também são bem-vindas. “Roupas de crianças

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateClaidir: “é preciso sempre se colocar no lugar da pessoa, se eu fosse receber uma doação, como eu me sentiria recebendo uma roupa em tais condições?”
Claidir: “é preciso sempre se colocar no lugar da pessoa, se eu fosse receber uma doação, como eu me sentiria recebendo uma roupa em tais condições?”

precisamos muito, tem muita procura”, explica. Claidir ainda acrescenta que podem ser doados travesseiros, colchões e cobertores. A expectativa é de arrecadar mais de 7,5 mil peças, número arrecadado em 2015.

Triagem e repasseDepois de realizar os roteiros, é feita uma triagem. Funcionários da secretaria irão realizar mutirões nas manhãs de sábados e separarão o que está em bom estado e o que será preciso descartar. A parte de baixo do auditório, no Parque Municipal do Chimarrão, servirá como sede para as triagens e depósito para as peças.

Depois, as roupas, em boas condições, são levadas para as comunidades, tanto para os bairros como para o interior. “Neste momento contamos com a ajuda das agentes de saúde, que indicam quem precisa de roupas naquela comunidade. E no momento deixamos as pessoas bem à vontade, elas mesmas que escolhem o que querem, não fazemos um kit pronto, fazemos tipo uma feira, organizamos uma fila, por ordem de chegada e cada uma escolhe o que quer levar. Também entramos em contato com escolas, muitas nos ligam e pedem roupas. Ao fazer o pedido na Secretaria é essencial que já adiantem o tamanho necessário das peças”, adianta a responsável pela pasta.

Roteiros da Campanha do Agasalho

Dia 21 de maioSaída às 13h30min da RVA, passando pelas ruas Sete de Setembro, Reinaldo Schmaedecke, Jacob Becker e Barão do Triunfo.

Dia 28 de maioSaída às 13h30min da RVA, passando pelas ruas Duque de Caxias, Senador Pinheiro Machado, Cláudio Reckziegel e Emílio Michels.

Dia 4 de junhoSaída às 13h30min da RVA, passando pelas ruas Silveira Martins, Coronel Vila Nova, Coronel Agra e Avenida Rupperti Filho.

Dia 11 de junhoSaída às 13h30min da RVA, passando pelas ruas Visconde do Rio Branco, 1º de Março e Félix da Cunha.

Dia 19 de junhoParque do Chimarrão, a partir das 14h.

Pontos fixos de coleta da Campanha:

Prefeitura Municipal de Venâncio Aires Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social Banco Sicredi Câmara Municipal de Vereadores Jornal Folha do Mate Loja Katucha Loja Magia Loja Planeta Infantil RVA e Vênus FM Sesc Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sindicato Rural Supermercado Frey Supermercado Gollmann Supermercado Imec Supermercado Lenz Supermercado Parema Colégio Bom Jesus Colégio Oliveira Castilhos Cônego Albino Juchem Escola Dois Irmãos Escola Monte das Tabocas Escola infantil Balão Mágico Escola infantil Meu Cantinho Emei Arco Iris Emei Bela Vista Emei Infância Feliz