Foto: Divulgação / SescEm Venâncio Aires, mais de 900 crianças participaram do projeto de 12 escolas
Em Venâncio Aires, mais de 900 crianças participaram do projeto de 12 escolas

é com o intuito de incentivar as crianças a cuidarem da saúde que o Sesc realiza, em parceria com a Administração, o programa ‘Sorrindo para o Futuro’ que consiste em orientações sobre a saúde bucal e nutricional. Em 2016, foram mais de quatro mil atendimentos. Em 2017, a meta é atingir dez mil crianças nas nove cidades de abrangência.

No último ano, o programa em Venâncio Aires teve adesão de 12 escolas, entre municipais e estaduais, com mais de 900 alunos participantes até o 5º ano. Conforme a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araujo, a meta é ampliar os atendimentos na Capital do Chimarrão para mais de três mil alunos. 

Para ampliar para mais de dez mil atendimentos nas nove cidades de abrangência, a unidade estará contratando, também, uma profissional Técnica em Saúde Bucal. 

O programa ‘Sorrindo para o Futuro’ existente desde 2005, ano seguinte ao qual o Sesc se instalou na cidade, fornece três kits ao longo do ano, contendo uma escova de dente, fio e creme dental e uma necessaire para os alunos participantes. Dois são oferecidos pelo Sesc e um é contrapartida da Prefeitura de cada município. Além disso, todos recebem uma cartilha didática para trabalhar durante o ano a saúde com orientações, brincadeiras, trabalhos para pintar e adesivos. 

“Além da orientação para escovação, a equipe de saúde faz orientações nutricionais, de higiene”, explica. Pois esse é um trabalho preventivo para que no futuro as crianças participantes do programa não tenham problemas. “A educação para a saúde reduz pessoas nos postos futuramente”, completa a gerente.

Adesão

Diane explica que quando o município adere ao programa, automaticamente as escolas também podem participar realizando a inscrição. Cada aluno recebe um ficha que deve ser levada para casa e preenchida, retornando para cadastro no Sesc. A exemplo de 2017, os alunos que seguiram no projeto automaticamente terão o cadastro renovado. Já os novos precisam levar fichas para as famílias para efetivação do cadastro. 

Além disso, ela lembra que não é necessário que o educandário tenha um escovodrómo. Quando um foco de carie é encontrado, os estudantes são encaminhados para atendimento nos postos de saúde e, também, podem ser atendidos junto a clínica odontológica do Sesc.

Permanência 

A gerente explica que o programa iria ‘acabar’ para as unidades que não tivessem dez mil atendimentos, por isso estão sendo abertas novas vagas. “Ou tinha dez mil ou tinha zero”, destaca Diane.

Atendimentos

Venâncio – 955 atendimentos: Benno Breunig, Odila Rosa Scherer, Otto Brands, Casva, Frida, Emei Algayer, Emei Bela Vista, Emei Closs, Emei Gente Miúda, Emei Infância Feliz, Emei Pingo de Gente e Emei Yolita da Cruz;

Vale Verde – 233 atendimentos: Emei Santa Izabel, Emei Adelinha, Emef Odette Pedreira de Mello e Emef Adélia Figueiredo de Menezes;

Mato Leitão – 481 atendimentos: Escola Poncho Verde, Emei Vó Olga e Escola Santo Antônio.