Uma das primeiras ações do novo governo estadual foi de publicar um decreto suspendendo pagamentos a fornecedores, além de paralisar nomeações e evitar a abertura de novos concursos. No município, convênios mantidos com o Estado não devem ser afetados pela medida. O maior deles, que está em andamento, é a pavimentação do acesso a Vila Santa Emília.

O asfaltamento de seis quilômetros entre Grão Pará e Santa Emília, no chamado PAC dos Frigoríficos não deve ser afetado com a suspensão de pagamento feito pelo Governo Gaúcho. A estimativa é do Secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Telmo Kist. Segundo ele, o investimento na pavimentação já contava com recursos empenhados. “Este tipo de obra não inicia se o dinheiro não estiver depositado, por isso, acreditamos que o restante da pavimentação não será afetado com a medida anunciada pelo governador.”

Como a determinação congela recursos que seriam repassados a fornecedores, a expectativa do Secretário Municipal de Governo é de que os valores para os investimentos do Estado em território venâncio-airense não serão afetados. Além da obra em Santa Emília, outros 900 metros de pavimentação asfáltica estão sendo executadas no Distrito Industrial, também com recursos estaduais, no melhoramento de estruturas para o desenvolvimento econômico. “Como o decreto fala em fornecedores, não teremos problemas, já que estes investimentos são convênio entre a prefeitura e o governo. As empresas que estão executando estas obras não tem contrato com o Estado, e sim com o Município, que é quem abriu o processo de licitação.”