Na manhã desta segunda-feira, 22, várias frentes políticas vistoriaram as condições da ERS-244, trecho de 16 quilômetros que liga o trevo de Venâncio Aires, na RSC-287, até Vale Verde e Passo do Sobrado.

Uma comitiva liderada pelo prefeito Airton Artus recebeu a equipe técnica da secretaria estadual de Transporte e Mobilidade e do Daer. O advogado Leandro Haag, líder do PSDB local, intermediou a vinda da comitiva de Porto Alegre.

A proposta é de pavimentar a estrada aproveitando as três pontes construídas no trajeto ainda no final dos anos 90, mas jamais utilizadas para o trânsito de veículos. Este projeto sugere inclusive o aterramento da estrada nas proximidades das pontes, para integrá-las ao trajeto usual de tráfego e preparar a base para um futuro asfaltamento. “Queremos que o Daer realize a manutenção desta estrada vicinal e que inclua a demanda da pavimentação do trecho no plano de obras do Estado”, ressaltou o prefeito.

Entre os argumentos defendidos pelos líderes dos municípios da região, envolvidos no processo de reivindicação do asfaltamento da ERS-244, está a qualificação do atendimento regional de saúde, facilitando o transporte de pacientes vindos de Passo do Sobrado e Vale Verde até Venâncio Aires, além da redução do fluxo de veículos na RSC-287 e o viés econômico.

Enquanto o Governo Gaúcho analisa as possibilidades financeiras para o asfaltamento, o Daer indicou que retomará a manutenção básica da estrada, que não tem sido feita nos últimos meses. Depois disso vai avaliar as condições das pontes, que estão completamente abandonadas há quase 20 anos.

Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraComitiva liderada pelo prefeito Airton Artus recebeu a equipe técnica da secretaria estadual de Transporte e Mobilidade e do Daer
Comitiva liderada pelo prefeito Airton Artus recebeu a equipe técnica da secretaria estadual de Transporte e Mobilidade e do Daer