Foto: Cássia Colla / Folha do MateTelmo Kist integra bancada do PSD a partir de agora
Telmo Kist integra bancada do PSD a partir de agora

O Partido Social Democrático, que iniciou sua caminhada na Capital do Chimarrão em 2012, teve uma sexta-feira agitada. Depois de se reunir com o presidente do PDT, o prefeito Airton Artus, a sigla recebeu um novo integrante. O vereador Telmo Kist (PDT), que na metade do mês deixou a presidência do partido, se filiou ao PSD. O presidente da sigla em Venâncio, Valderindo Rech, o Chico, tinha a intenção de anunciar a novidade no decorrer da próxima semana, quando será realizado um evento pelo partido e que poderá contar com a presença do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz e do vice-governador, José Paulo Cairoli. No entanto, como o prazo para as desfiliações encerram neste sábado, 2, Kist entregou sua desfiliação do PDT nesta sexta-feira, no Cartório Eleitoral. De acordo com o presidente do partido em Venâncio, Valderindo Rech, o Chico, a sigla segue ao lado do governo. “Desde que foi criado está junto com o governo e mantemos esta mesma posição. O PSD tem cargos no governo, então não muda nada em relação a isso.”

 

Desfiliações desta sexta-feira, 1º

PTPaulo TirelliGiovane WickertJenis Maciel Ferreiraélio FranckAndré KauffmannJosé RabuskeFábio HastenteufelDaniela BublitzGustavo Luis NicolayMateus de BorbaEvandro Michels SchuckDiego Teotonio GoethelDouglas Silveira MarianteAdriano da RosaJeferson Luis WeberHeitor Christmann

PDTRoque Afonso WeberTelmo KistSaul Zart

PMDBMarcos Joel Duarte da SilveiraPedro Valmir dos Santos MartinsJaime Monteiro dos Santos

PTBPaulo Roberto Alves Godoy

PRBFernanda Luisa da Silveira

CAMINHOS DOS PARTIDOS

PT Com a saída de Giovane Wickert do Partido dos Trabalhadores, ressurgem as dúvidas quanto ao caminho que o partido tomará em Venâncio. O presidente do PT local, Edemir Freda, enfatiza que o momento é de aguardar o encerramento do período de trocas de partidos neste sábado, 2. “Essas definições se darão ao longo dos próximos meses, não tem como fazer essa avaliação neste momento. Uma coisa é o encerramento do período de trocas partidárias e outro momento é de como vai ser essa formatação até as convenções em julho, sendo que até lá teremos vários cenários.” Freda ainda ressalta que há dois caminhos para o partido: candidatura própria à majoritária ou apostar numa coligação. “Mas ainda está muito distante de se tomar essa decisão. Não dá para agir neste momento só com a emoção e esquecer da razão. Então, é preciso fazer as coisas de forma ponderada, com os pés no chão.” A mesma cautela está sendo tomada em relação a algum nome que esteja despontando dentro do partido como favorito para encabeçar alguma chapa para concorrer à majoritária. Com a saída do Giovane,o vereador Cândido Faleiro Neto vem se firmando como liderança no partido. “Sempre digo que todo filiado é candidato.”

Rede A Rede Sustentabilidade, que era uma das siglas cogitadas, inicialmente, para a filiação do vice-prefeito, ainda vai optar pelas melhores propostas para o município. “Continuamos com o mesmo pensamento e tendência, avaliamos o que for melhor para Venâncio. Hoje não tem dois grupos, mas sim afinidades, tanto com o governo, quanto com o Giovane”, destacou o porta-voz do partido, Henrique Maciel da Silva. “A saída dele [Giovane] levantou toda a poeira e estamos tentando absorver isso e aguardando os desdobramentos. A partir da próxima semana vamos analisar o cenário com mais calma, que estava direcionado para uma coisa e hoje está totalmente diferente.”Na tarde desta sexta-feira, Silva salientou que o partido ainda estava em tratativas com algumas pessoas, entre elas vereadores, que ainda demonstram interesse em trocar de partido até este sábado, quando a troca ainda pode ser feita, via internet.