
Com cinco candidatas inscritas, a escola Acadêmicos do Samba Négo promove neste sábado um evento inédito em Venâncio: a primeira escolha da Rainha da Diversidade. Durante a noite do concurso, as candidatas serão avaliadas pelo samba no pé, beleza, simpatia e harmonia.
Conforme a diretora do Departamento Social e carnavalesca da escola, Luciana Beatriz Silva da Silva, a ideia da realização do concurso foi de Daniane da Silva e toda a diretoria do Departamento Social do Négo. “A realização do concurso se deu mediante a percepção da grande diversidade cultural que se apresenta na sociedade, em aspetos que vão desde a linguagem, tradições, religião, costumes, organização familiar até a política e a orientação sexual”, explica.
Luciana relata que escola entende que, como seres humanos pensantes que somos, deve-se respeitar as diversidades sem subjugar e que foi pensando justamente nos aspectos relacionados à diversidade cultural que o Négo resolveu aceitar o desafio e promover a primeira escolha da Rainha da Diversidade.
Neste primeiro ano, participarão apenas candidatas da Capital Nacional do Chimarrão. No entanto, a carnavalesca da escola revela que, futuramente, a ideia é realizar um concurso de abrangência regional, pois em outros municípios já ocorre este concurso.
Candidatas
Em entrevista à Folha do Mate, as candidatas destacaram a importância da realização deste concurso e relataram que este era um pedido feito há tempo por elas. Quando a Acadêmicos do Samba Négo aceitou a proposta, a decisão foi motivo de muita alegria para elas. Uma delas, Nizia Puerto, explica que o concurso é importante no sentindo de amenizar o preconceito que existe. “Nós não vamos representar apenas a classe travesti, mas todas as demais. Afinal, vamos carregar o título de Rainha da Diversidade e a diversidade engloba diversos segmentos”, cita.
Nizia ainda explica que este concurso vem para mostrar que um qualquer pessoa, independente de sua opção sexual, pode representar o município, carregar uma coroa e uma faixa de rainha e fazer parte de uma corte e que todos podem se assumir da maneira que são. “Somos gente igual a todo mundo”, comenta.
Entre as candidatas, o clima é de união, pois todas são bem amigas. O evento não terá rivalidade de torcida por uma decisão própria delas, pois existem muitos amigos em comum. A fantasia da rainha será desenhada pelo figurinista Carlos Alexandre. As demais candidatas que não ganharem o título também terão espaço para desfilar junto à escola.
Candidatas Rainha da Diversidade
Eduarda Zabaline, 37 anos
Michele Fak, 38 anos
Nizia Puerto, 34 anos
Nicoly Bitencorty, 27 anos
Saphyra Barcelos, 24 anos
CORTE INFANTIL
Na mesma noite, às 22h, a escola elegerá a sua corte infantil para o Carnaval. Três candidatas concorrem ao título de rainha e princesas da corte infantil da Acadêmicos do Samba Négo. Entre eles está Rayssa Priscila Schwaikart de Conti, 11 anos, filha de Marinês Elizandra Schwaikart e Aldenir Gama de Conti; Amanda Vitoria Becher, 11 anos, filha de João Becker e Solange Hermes; e Ketlin dos Santos, 8 anos, filha de Ana Cristina da Rosa e Claudiomiro dos Santos.