Nesta semana o programa global Bem Estar tratou sobre um problema que vem afetando os brasileiros, a miopia. Mas afinal, por quê? Segundo um

estudo realizado na China que detectou uma possível maneira de conter o desenvolvimento em crianças.
Feita em 12 escolas chinesas, o resultado obtido mostrou que pelo menos quarenta minutos por dia de brincadeiras ao livre trazem beneficios à visão das crianças.
Os pesquisadores indicaram que seis escolas levassem os alunos para brincar na rua todos os dias, como controle, as demais mantiveram a rotina normal de estudos. Pais também foram estimulados a incentivar brincadeiras ao ar livre, somente aí, os dois grupos se igualaram.
Apenas após três anos, eles passaram a fazer testes com a crianças para identificiar se havia sinais de miopia. No início, menos de 2% de cada grupo tinha o problema. Nas crianças da escola que brincaram ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau de miopia (259 de 853 crianças). Já aquelas que ficaram na sala de aula, 40% desenvolveram problemas (287 de 726 crianças)
Para os pesquisados, a diferença não é grande, mas, significativa. Elas se mantém mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia. A indicação, a partir do estudo, é que os pequenos tentem equilibrar atividades realizadas mais de perto, em lugares fechados, como ler, com atividades que usam a visão à distância.