Nesta semana as temperaturas não baixaram dos 30 graus na parte da tarde, e a sensação térmica ultrapassou os 40. Com tanto calor em plena primavera, não foram apenas os termômetros que dispararam. As vendas, principalmente, de splits, acompanharam essa onda quente que deve amenizar a partir de hoje, com a previsão de chuvas, inclusive de temporais.
Os consumidores não perderam tempo e o comércio de Venâncio Aires vem sentindo, nas vendas, o quanto a temperatura influencia na procura pelo item. Em uma loja do segmento, no centro da cidade, somente na manhã de ontem foram vendidos 12 splits de diferentes capacidades. Conforme o gerente Tiago Maracci, nesta semana o incremento foi de 20 a 30% em relação ao mesmo período do ano passado. “O bom de tudo isso é que estamos com o estoque em casa.”
Estoque garantido
A observação de Tiago não é à toa. No verão passado, a procura foi tão grande que faltaram splits nas lojas de Venâncio Aires. Por enquanto o estoque está abastecido e, segundo ele, os retornos dos fornecedores dão conta de que as fábricas estão preparadas.
A informação também é confirmada pela gerente de outra empresa que comercializa o produto. “Desde agosto realizamos as compras. O estoque está garantido”, assegura Roberta Fischer. Segundo ela, o período de compras para estoque de lojas encerrou e as marcas já avisaram que novo reforço só a partir de dezembro. Em relação ao preço, ela observa que está igual ou, em no caso de algumas marcas, até menor do que o praticado na temporada passada. “Agora podemos dizer que a procura começou. Antes os clientes consultavam preços e agora estão realmente comprando e marcando a instalação.”
Em uma terceira empresa consultada pela reportagem, a situação não é diferente. A procura, de acordo com o gerente Adilson Luís da Silva, praticamente dobrou em virtude do calor. “Pode-se dizer que as vendas acompanham a temperatura.”Adilson atribui o movimento, ainda, à mudança de comportamento da população, que se preocupa mais com o conforto. “Um split não é mais um artigo de luxo, mas uma necessidade para enfrentar altas temperaturas.”
Com as vendas, aumenta, consequentemente, a prestação de serviço de instalação. Em uma empresa de refrigeração, responsável pela instalação, comercialização e reparos dos equipamentos, em função do calor dobraram os pedidos, especialmente para instalação. “Não estamos vencendo a demanda. Hoje [ontem] nossa agenda está livre só a partir de 18 de novembro. Estamos com a agenda cheia”, relatou a secretária Lunara Lehmen.