Embora as previsões dos centros de meteorologia indiquem uma queda acentuada das temperaturas em algumas regiões do estado durante esta semana, no município e na região, ela ainda continuará agradável até domingo, 30, com as mínimas oscilando entre os 10ºC e os 24ºC. E, mesmo faltando paticamente dois meses para o início do inverno, em algumas regiões do Rio Grande do Sul estão previstas as primeiras incidências de geada de 2017.
Conforme as previsões do Núcleo de Informações Meteorológicas (NIH) da Univates, nesta terça-feira, 25, uma frente fria atua sobre o território gaúcho e colabora para um dia de abundante nebulosidade e chuva a qualquer momento. Mas, mesmo assim, intervalos com aberturas também não são descartados. As temperaturas ficam agradáveis na maior parte do dia e oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 23ºC. A possibilidade de chuva hoje é de 80% e o volume previsto é de 15 milímetros.
Na quarta-feira, 26, conforme o NIF da Univates, o dia começa com nuvens e condições para chuva na região. Mas, à medida que o ar mais seco e frio avança sobre o estado, o tempo apresenta gradual melhora, podendo até mesmo ocorrer intervalos com sol. As temperaturas ficam bem agradáveis. Contudo, à noite, apresentam redução e oscilam entre os 15ºC e os 22ºC. A possibilidade de chuva é de 70% e o volume previsto é de 8 milímetros. Entre a quinta-feira, 27, e o domingo, 30, o tempo será de sol com nebulosidade variável. Na quinta, as temperaturas oscilam entre os 12ºC e os 21ºC. Na sexta, ficam entre os 10ºC e os 22ºC e, no sábado, entre os 11ºC e os 23ºC. No domingo, mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.
Sem geada
Fabiane Gerhard e Carolina Heinen, respectivamente coordenadora e auxiliar técnica do NIH, salientam que nas cidades localizadas em pontos mais altos, tanto as temperaturas mínimas como as máximas ficarão um pouco abaixo das médias previstas. Elas ressaltam que os modelos utilizados apresentam prognósticos até a próxima terça-feira, 2, os quais, no momento, não indicam geada para a região durante este período.
Importante
Geralmente, no mês de maio costuma ocorrer o fenômeno denominado de veranico. Porém, como os modelos consultados são de curto prazo, Fabiana observa que o NIH não tem condições de apontar se neste ano haverá ou não o veranico de maio.
“Por estarmos localizados em latitude média, sofremos a influência de vários sistemas atmosféricos. Por isso, podem ocorrer períodos mais quentes além do verão, os famosos veranicos, em qualquer época do ano, até mesmo durante o inverno”, salienta.
Fabiana acrescenta que conforme os registros da estação meteorológica da Univates, instalada em Lajeado, o dia mais frio antes do inverno de 2016 foi registrado em 11 de junho, quando a temperatura mínima ficou em 1,6°C.