TEMPO BOMO clima em Moscou está agradável, estamos no outono, época em que as temperaturas variam entre os 08 °C e os 15 °C. é o período também que as ruas ficam cheias de folhas e a paisagem fica em tons de amarelo e cinza. A beleza das árvores com as folhas amareladas é algo que encanta turistas e locais, já que o período dura dois meses. Com diversos parques, a cidade de Moscou realiza uma força tarefa para manter estes espaços limpos. Em alguns pontos que passei da cidade, vi diversos funcionários limpando as calçadas sujas pelas folhas secas. O período anuncia também que vai chegar o inverno, e com ele, temperaturas congelantes, que podem atingir os -20 °C, coisa que os russos sabem enfrentar tranquilamente.

TAXISTA MAMMA MIANesta terça-feira conheci um taxista muito bem humorado, e conversador também. Sujeito bem informado, que escuta rádios de notícias o tempo todo. Sabia inclusive que o Brasil estava em processo de eleições. Ele, como muitos russos estava indignado com a situação do trânsito em Moscou. E no dia, me relatava que uma comitiva do alto governo da China estava visitando a cidade, e por isso, o fluxo de veículos estava pior. As poucas palavras de inglês lhe garantem um bom papo. E segundo ele, a palavra mais importante para dirigir o seu taxi é Mamma Mia (meu Deus em italiano). Ele usava a expressão para tudo. Para o tempo em que estava parado na estrada, para falar do governo russo e até mesmo quando eu disse que era do Brasil. “Oh Brasil, Mamma Mia,” disse.

METRô SOVIéTICO

Fora os prédios públicos de Moscou, construídos ainda durante a União Soviética, o metrô da cidade, com certeza é um ícone da engenharia dos comunistas. São mais de 306 quilômetros de trilhos, 185 estações e 12 linhas. Por dia circulam no sistema mais de 9 milhões de pessoas. Tive a oportunidade de andar no metrô russo, e posso dizer que é eficaz, porém bastante complexo por não ter informações em outras línguas. A alternativa foi de contar o número de estações e memorizar os três primeiros símbolos de cada local para parar. Os espaços são bem antigos, mas garantem um transporte rápido para seguir de um lado ao outro da cidade. Nota-se a importância do sistema de transporte em massa, quando existem mais pessoas circulando nos corredores das estações do que nas calçadas. é de fato uma forma de melhorar o sistema de transporte das cidades, e que no Brasil recém está começando.