Depois de um dia de intenso calor, um temporal atingiu todo o estano na noite de sábado, 20. Os fortes ventos acompanhados de chuva e também granizo, danificaram dezenas de lavouras de tabaco, além de deixar centenas de famílias sem energia elétrica. Segundo o Gestor Regional de Atendimento Corporativo e Poder Público da AESSul, Cristiano Guedes da Silva, mais de 800 clientes ainda estão sem energia em Venâncio e não há previsão exata de restabelecer os serviços. Ainda conforme o representante, as regiões mais atingidas são as do interior. “Estamos trabalhando com a expectativa de atender o quanto antes possível. é difícil falar em previsão neste momento tendo em vista o tamanho do estrago.”
Conforme dados fornecidos pelo Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), até as 9h, desta segunda-feira, 22, a entidade havia recebido o aviso de 36 lavouras atingidas. A Afubra também recebeu os avisos de destelhamento de diversas estufas de cura e secagem de tabaco. Este número será bem maior, haja vista que muitos fumicultores atingidos estão sem sinal de telefone ou sem energia elétrica.
A região mais atingida é a serrana de Venâncio Aires, como as localidades de Linha Cachoeira, Linha Marmeleiro, Alto Paredão, além dos municípios de Sério e da região da serra do Alto Taquari. A localidade serrana também registra o maior número de consumidores sem energia elétrica.
Conforme o Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, apesar do forte vento, foi registrado apenas um destelhamento e três árvores caídas.
O volume de chuvas verificado entre a noite do sábado e durante o domingo, varia entre os 90mm e os 130mm, com maior intensidade no interior do município.
Região
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 250 casas foram destelhadas. Os principais bairros afetados foram o Centro, Santa Vitória, Várzea, Esmeralda, Beckenkamp e Loteamento Mãe de Deus
Ainda foram registrados mais de 200 árvores tenham sido derrubadas. Diversos postes também ficaram danificados com o forte vento. Conforme informações da Gazeta, o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, deve avaliar a possibilidade de decretar situação de emergência.
Já em Lajeado, de acordo com o Corpo de Bombeiros, nos bairros Florestal, Alto do Parque, Santo Antônio e Olarias foram registrados estragos.