Novo estúdio conta com alta precisão acústica (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Novo estúdio conta com alta precisão acústica (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O 12 de dezembro é um dia marcante para a Terra FM e, neste ano, ainda mais especial. Em 2020, são completados 33 anos de história em uma nova estrutura, mais moderna e que marca a integração das equipes de trabalho da Folha do Mate e Terra FM no mesmo espaço.

Desde o dia 17 de novembro, a rádio opera do novo estúdio, instalado junto a recepção do jornal, que fica na rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Venâncio Aires. Diretor administrativo dos dois veículos de comunicação, Ricardo Silberschlag ressalta que o novo estúdio é uma proposta inovadora e que se diferencia de tudo que se tem atualmente na região. “Venâncio agora conta com um dos melhores estúdios do Rio Grande do Sul. A entrega da precisão acústica para os ouvintes é de excelente qualidade”, ressalta.

O diretor ainda enfatiza as vantagens para clientes, ouvintes e leitores de contar com a Folha do Mate e Terra FM no mesmo espaço. “Queremos evoluir tanto em negociação com os clientes quanto no aprofundamento dos conteúdos trabalhados nas diferentes plataformas. Gerar ainda mais debate com a comunidade, com entrega de conteúdo de qualidade em diferentes plataformas”, completa.

O projeto do novo estúdio da Terra FM foi feito pela arquiteta e urbanista Cláudia Heinen Silberschlag, enquanto que o planejamento acústico é assinado pelo renomado arquiteto e mestre em Engenharia Acústica, Luciano Nabinger.

Cláudia afirma que a ideia sempre foi um estúdio de grande eficiência acústica, principalmente para que o ouvinte tivesse uma qualidade grande de som e acústica livre de ruídos externos. “Desde o início queríamos que fosse a ideia de um ‘aquário’, para que quem passa na rua possa ver o estúdio onde está sendo feita a transmissão ao vivo”, defende.

A arquiteta ressalta que foi extremamente importante a atuação do arquiteto especializado na área acústica para viabilizar que o estúdio de vidro fosse eficiente. A estrutura foi feita com paredes de 30 centímetros de gesso acartonado revestido com tecidos pretos para isolamento acústico. “Pensamos em todos os detalhes, para que tudo ficasse dentro de parâmetros acústicos mais próximos da perfeição”, declara.

O piso conta com laje flutuante e vinílico por cima, que faz com que o piso interno não tenha contato com o original do espaço. O interior também foi projetado para que fosse um ambiente moderno e agradável, com luzes para marcar a posição do locutor, em uma mesa que os entrevistados possam ficar de frente para o locutor, de modo que todos se enxergam com facilidade.

Atrás do locutor, foram instaladas duas telas com as logomarcas da Folha do Mate e Terra FM. As esquadrias são de PVC, “que é o que se tem de mais eficiente em isolamento acústico”, salienta a arquiteta. Além disso, o estúdio conta com duas portas de acesso de frente uma para outra que também auxiliam no isolamento acústico.

O forro é inclinado por questões acústicas e a pintura foi feita no estilo cimento queimado, uma tendência mais moderna de pintura. “Foram meses de obras e cada etapa víamos um crescimento e desenvolvimento do estúdio, com qualidade e eficiência”, finaliza.

Para a execução das obras, foram escolhidos fornecedores de Venâncio Aires parceiros da rádio e do jornal com o intuito de fomentar o comércio local. Só foram adquiridos produtos e serviços de fora quando não tinha disponível na cidade.

Estúdio tem precisão acústica internacional

O planejamento técnico do novo estúdio foi feito por Luciano Nabinger, arquiteto e mestre em engenharia acústica. Segundo ele, a estrutura conta com precisão acústica internacional e foram levados em conta vários parâmetros acústicos para certificação. Ele cita que foram feitos vários cálculos e, por meio dos dados técnicos de ponta, os resultados são excelentes.

O profissional destaca que apesar do padrão de estúdio ser consagrado na Europa e Estados Unidos, no Brasil ainda é considerado inovador. “Poucas empresas tem o zelo de realizar o estudo acústico com um profissional de ponta e formação e experiência específica nesta área de conhecimento”, reforça.

Nabinger enfatiza que a Terra FM agora tem uma estrutura de ponta, mais sofisticada que os maiores meios de comunicação do Rio Grande do Sul. “O estúdio anterior tinha sido construído sem cálculos de condicionamento e isolamento acústico, o que na prática podia resultar em uma perda de inteligibilidade da palavra por parte do ouvinte, que ocorre pela escuta clara das vogais e dificuldade de clareza no entendimento das consoantes”, explica. Sobre o vidro duplo da estrutura, explica que está relacionado com o isolamento acústico.

O sistema é chamado de massa x mola x massa. No modelo, materiais de alta densidade são intercalados com materiais de baixa densidade e novamente de alta densidade. “O percurso do som faz com que ele perca energia ao mudar seu meio de transmissão de um material ‘duro’ para um material ‘mole’. O som tem que se reorganizar para vencer o novo meio de transmissão, assim perde muita energia e impede o som de entrar ou sair da sala”, completa.

Luciano Nabinger é projetista e executor técnico dos maiores estúdios de cinema atualmente da América Latina, com certificação do sistema THX-IMAX, criado pelo Jorge Lucas, o criador da série Star Wars.

“Podemos afirmar que hoje a rádio não perde em nada para uma rádio de ponta em Nova York ou Paris, por exemplo.”
LUCIANO NABINGER
Arquiteto e mestre em Engenharia Acústica

Luciano Nabinger é projetista e executor técnico dos maiores estúdios de cinema atualmente da América Latina, com certificação do sistema THX-IMAX, criado pelo Jorge Lucas, o criador da série Star Wars (Foto: Divulgação)