
O vereador mais jovem da legislatura 2017/20, foi eleito com 1.136 votos. Tiago Quintana, 29 anos, é natural do interior do município, da localidade de Linha Cerro dos Bois, onde morou até por volta dos 11 anos. No bairro Brígida foi onde teve seu primeiro emprego, como vendedor do Suco Já. Depois trabalhou como garçom, balconista, dj, estagiário, até chegar a política.
Pai de João Pedro, formou-se neste ano em Direito pela Unisc e já está habilitado pela OAB a exercer a profissão, que irá conciliar com a vereança. Além das duas ocupações, em 2017, Tiago irá presidir a Júnior Chamber International de Venâncio (JCI – associação mundial de jovens de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades). Na função, um dos projetos que quer tocar é de levar as pessoas para dentro do poder público. “Isso também será um dos pontos que quero trabalhar como vereador e não de afastar, é preciso ter uma atuação que agrade, não de ficar em cima do muro, mas sim palatável, sem agredir as pessoas, opositores.”
Destacando sua característica, como pró-ativo, ele enfatiza que “não desisto no primeiro não. E no meio político também tem que ser assim.”
Trajetória na políticaAos iniciar o curso de Direito na faculdade, em 2008, Tiago relembra que as duas matérias que mais gostava era Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Com um professor era meio ‘Brizolista’, foi simpatizando com a maneira de pensar e ver a política. “A faculdade mudou a minha vida, minha maneira de pensar, de visão de contexto de mundo. Tinha uma cabeça pequena demais e foi lá que me abriu os olhos, fui descobrir na faculdade algo básico, que tinha uma época em que não se tinha uma campanha, não se votava, não podia criticar o governo.”
E foi a inquietude que o levou até o PDT em 2009. “Eu tinha um blog e um dia escrevi um texto, que contextualizava o momento político de Venâncio, criticando as pessoas que sempre eram as mesmas que estavam no poder, mas nem sabia o que estava fazendo, porque não sabia o que tem por trás da política. E esse texto foi publicado pela Folha do Mate, e acabei conhecendo o lado negativo da política, pois então vieram atrás de mim, fui perseguido e acabei me encolhendo. Mas aí pensei bem, em tudo o que aprendi na faculdade e acabei indo aceitando o convite para participar de umas reuniões do PDT, ao qual então me filiei.”
A partir de então, atuou em vários setores na Administração Municipal. Em 2010 foi assessor do vereador Telmo Kist, a partir de 2012 foi chefe de gabinete por dois anos, e nos dois últimos anos exerceu a função de secretário geral de Governo. “No período atuando na Administração Municipal consegui ter esse contexto de mundo, como funciona o Município, o orçamento.”
Foi eleito. E agora?Sendo oposicionista no Legislativo a partir de janeiro, Tiago destaca que a função é fiscalizar independente de quem está no governo. “Essa coisa de situação/oposição é um clichê muito complexo que colocam para os vereadores, para dizer você vai ter que bater, procurar furos do governo pra dizer que está ruim, mas não é assim, o vereador tem a função de fiscalizar os atos do Poder Executivo, da própria Câmara, não é um grande legislador porque a competência legislativa de um município é muito limitado, então poucos projetos podem ser propostos. Mas vejo de outra forma, isso não é limitação, pois é possível criar ideias, discutir, intermediar.”
Quintana enfatiza que o vereador não pode ser desconstrutivo, mas sim ser atuante em prol da comunidade. “Não torço para que seja um fracasso, porque quando isso acontece, quem paga o pato é a comunidade, então torço para que tudo dê certo. Meu perfil não é de ficar rezando para que alguém morra na fila do hospital para depois dizer que a Saúde piorou. Pois não é isso que vai fazer a diferença para um futuro político, as pessoas tem que entender uma coisa, o futuro político de uma pessoa depende do trabalho dela, do que ela vai fazer, do que ela vai render, não do que o adversário, não vai fazer isso sempre é fator num processo eleitoral. é preciso focar no trabalho. Já falei com o Giovane [Wickert] e falei que estou junto para construir.”
Com o compromisso de renovar a política e o partido, mantendo o PDT atuante e vivo Tiago acrescenta que “quero fazer com que as pessoas se interessem mais pelo assunto, não só pela política, mas conhecer a administração pública como um todo”.