Quem circula na rua Osvaldo Aranha, na quadra entre a Voluntários da Pátria e a Jacob Becker percebe a mudança desde domingo, 23. O corte de seis antigas árvores foi realizado a partir de uma ação judicial movida pelo proprietário dos imóveis ao longo da rua, que comprovou prejuízos a partir das tipuanas existentes no

Foto: AlvaroPegoraro / Folha do MateApós a retirada dos troncos, calçada deverá ser reestruturada
Após a retirada dos troncos, calçada deverá ser reestruturada

local.

A partir disso, um acordo foi firmado entre a Prefeitura e o médico aposentado Flávio Seibt. “No final do ano passado ele entrou com um mandado de segurança, apresentou um laudo muito bem fundamentado, demonstrando todos os prejuízos em decorrência daquelas árvores e houve uma composição amigável dentro desse processo onde a Prefeitura se comprometeu com a retirada das árvores e ele irá fazer uma calçada nova e o embelezamento do local. E, em contrapartida, ele não vai ingressar em juízo cobrando ressarcimento do município pelos prejuízos que teve, alegados por ele”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Mara Huyer.

Após o corte, a Prefeitura iniciou ontem a retirada dos troncos do local. Depois da retirada, Seibt fica responsável pela reestruturação da calçada. Em seguida, a Prefeitura realizará o plantio de novas árvores, da espécie sibipiruna. Mara ainda destaca que “elas já serão plantadas com um tamanho maior para que atinjam uma boa altura rapidamente.” 

Ainda de acordo com a secretária da pasta do Meio Ambiente, a tendência é de que gradativamente seja feita a substituição das tipuanas por árvores nativas. No entanto, não há previsão para a retirada de mais árvores antigas da área central a curto prazo.

Barão até a VoluntáriosAinda na rua Osvaldo Aranha, na quadra entre a Barão do Triunfo e Voluntários da Pátria, serão plantadas 40 árvores da espécie sibipiruna. O projeto para a compra das mudas, no valor de R$ 5 mil, foi aprovado por todos os vereadores na sessão da Câmara na noite de segunda-feira, 24. Logo depois da compra das mudas será dado início ao plantio. “Queremos colocar árvores que não darão problemas e na medida do possível queremos ir fazendo a substituição ou mesmo a plantação dessas árvores em locais que ainda não tem pelas ruas da cidade.