Enquanto as coreografias de entrada e saída se constituiam em desafios com base na temática levada às pistas, as danças tradicionais complementavam o espetáculo apresentado pelas Invernadas Artísticas. Entre emoções e foco, os tradicionalistas dos quatro cantos do Rio Grande do Sul se entreveram no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.
A 29ª edição do Enart que se iníciou na sexta-feira, 14, teve continuidade durante o sábado e se encerra neste domingo, quando os campeões nas 23 modalidades serão conhecidos.
Paralelo ao Enart, ocorreu a 15ª Mostra Folclórica, na tarde deste sábado. Embasado em pesquisas, prendas e peões das 30 Regiões Tradicionalistas levaram para a exposição o tema ‘Eu sou do Sul’, onde retrataram os colonizadores alemães, italianos, indios e suas contribuições na gastronomia, cultura e entretenimento.
Homenagem pelos 190 anos da imigração alemão foi um dos trabalhos de pesquisa, na Mostra, apresentado por Prendas, Peões e Guris do RS. Teatro de fantoches, música e dança germânica tiveram espaço no encerramento do evento.
Representantes de Venâncio Aires e 24ª Região Tradicionalista participaram da Mostra, contextualizando os ‘Entretenimentos que perduram’, por meio de jogos, legados dos alemães e italianos, que se enraizaram nos vales do Taquari e Rio Pardo. Nesta edição, além dos três classificados, toda as regiões receberam troféu de participação.
Ainda, nesta madrugada serão divulgados os classificados que vão disputar a grande final a partir das 9h, neste domingo, nas respectivas modalidades.