A festa de aniversário dos 49 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foi comemorado, no sábado 31 de outubro, na cidade de Camaquã. Na oportunidade,cerca de 200 cavalarianos das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) receberam a outorga concedida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav) distribuidas em quatro categorias: Aspirante, 1º grau; Riograndense, 2º grau; Souza Neto, 3º grau; Cavaleiro Bento Gonçalves; e, a outorga de Cavaleiro Farroupilha, mais recente distinção criada para homenagear cavalarianos que percorreram de 7 a dez mil quilômetros. Títulos de sócios Honorários e Beneméritos, Comenda João-de-Barro, e lançamento da logomarca para o centenário do Movimento, integraram a PROGRAMAÇÃO do evento, realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Camaquã.
Acompanhados pelo coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Inácio Mayer e do conselheiro do MTG, na Região, Andreas Finke, o vereador Telmo Kist e Luiz Giongo receberam do Movimento, a Comenda João-de-Barro, indicados pela Região. Da Orcav, seis cavalarianos do CTG Erva-Mate, de Venâncio Aires, foram agraciados com os títulos, nas respectivas categorias. Presente à cerimônia, Ademar Biguelini e Elton Manganelli receberam a ordem Souza Neto, de 3º grau. Na ordem ‘Cavaleiros Rio-grandenses’, André Kroth, Luciano Steffen e Célio Severo, são os titulados.
Vereador Telmo Kiste e Luiz Giongo receberam a Comenda João-de-Barro entregue pelo coordenador Dalmo Mayer
Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris; prefeito de Camaquã, João Carlos Fagundes Machado; presidente da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas,João Ermelino de Mello; presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Airto Timm; 1º vice-presidente da Orcav, Solon Silva; coordenador da 16ª RT, Flavio Menezes; secretária municipal de Cultura, Marla Lessa Crespo, recepcionaram os visitantes.
Categorias e quilometragens de a cavalo:
– Aspirante – 1º grau: Iniciado
– Comenda Riograndense – 2º grau: 2 a 3,5 mil
– Souza Neto – 3,5 a 5 mil
– Cavaleiro Bento Gonçalves – 5 a 7 mil
– Comenda Farroupilha – 4º grau: 7 a 10 mil
Eu, prometo, de livre e espontânea vontade perante os pavilhões, nacional, rio-grandense e do Movimento Tradicionalista Gaúcho e na presença do presidente do MTG, do diretor da Orcav e demais membros da sua diretoria e do conselho consultivo, pela minha honra de gaúcho cumprir com minha obrigação de cavaleiro(a) me incorporando na luta pela preservação da formação gaúcha e da filosofia do movimento tradicionalista e de seus objetivos da carta de princípios, bem como cumprir com as demais finalidades e deveres dessa ordem dos cavaleiros do rio grande do sul, assim o prometo” – Juramento dos Cavalarianos