Foto: Débora Kist/Folha do Mate
Foto: Débora Kist/Folha do Mate

Venâncio Aires - O estacionamento rotativo em Venâncio Aires pautou uma audiência pública na noite desta quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores. A proposta foi do vereador Ezequiel Stahl (PL), integrante de Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, a partir de queixas da comunidade em relação, especialmente, à cobrança da tarifa de pós-utilização (R$ 17,90), a popular multa, caso alguém não emita o ticket e passe dos 10 minutos de tolerância ou passe do tempo previamente pago. Vale lembra que, no início do ano, foram suspensos os autos de infração lavrados remotamente em decorrência do não pagamento do rotativo. Foram, segundo o secretário de Segurança Pública de Venâncio, Luciano Teixeira, 400 autuações no início do ano.

Sobre a tarifa de pós-utilização, Flávio Lavarda, gerente de Operações da Rek Parking, responsável pela área azul em Venâncio, revelou que, de janeiro a setembro de 2025, foram 4 mil situações em média, por mês, e que apenas 20% são pagas. Considerando esse percentual, o vereador Ezequiel entende que, se houvesse uma diminuição no valor de R$ 17,90, mais pessoas pagariam. “Vamos levar ao Executivo que é necessário baixar, porque hoje apenas 20% pagam dos que recebem essa tarifa. Entendemos que é melhor diminuir o valor e as pessoas paguem, do que manter um valor maior e ninguém pagar”, avalia o parlamentar.

Além disso, ele destaca a necessidade de mudanças quanto às vagas especiais. “Principalmente precisa uma evolução no sentido das vagas para PCD, idosos e famílias que têm filhos com autismo. Temos a ideia de fazer uma alteração, tornar tudo faixa azul e proporcionar que as pessoas que tenham as vagas prioritárias possam estacionar em qualquer lugar sem fazer o pagamento. Então vamos dar mais acessibilidade a eles, porque hoje a vaga está ali, mas nem sempre é próximo de onde precisa utilizar”, comentou Stahl. Muitas das pessoas que estavam na audiência,  são pais de crianças com espectro autista.

Outra queixa, é sobre dificuldades de acesso no aplicativo. Quando a isso, Flávio Lavarda, gerente de operações da Rek Parking, disso que o um funcionamento está atrelado ao sinal de internet.

Rek Parking anuncia melhorias para o fim do ano

Flávio Lavarda, gerente de operações da Rek Parking, informou que qualquer alteração, hoje, dependeria de mudanças em relação ao que está determinado em lei e acordado em contrato. “Todas as melhorias que a população está pedindo podem e devem ser estudadas. Aqui não se tem ‘não’, tem possibilidade de estudar e aquilo que é possível mudar, vamos mudar.”

Ele também garantiu que, entre novembro e dezembro, haverá a troca dos 20 parquímetros na cidade por equipamentos mais modernos, que vão aceitar pagamento com cartão de débito e crédito, além de Pix. Já para o início de janeiro, a ideia é começar uma campanha com o comércio local. “Para ver quem tem interesse de ser um ponto de venda credenciado, fazendo a mesma coisa que um parquímetro faz.”

Atualmente, são 750 vagas gerais no rotativo venâncio-airense e oito funcionários. Também participaram da audiência outros vereadores, a procuradora do Município, Gisele Chitolina, e o secretário de Planejamento e e Mobilidade de Santa Cruz do Sul, Vanir Azevedo.