Com informações de Fernanda Bergmann/AI Câmara de Vereadores.

Foto: Fernanda Bergmann / AI CâmaraFamília de Nilo Pilz participaram da homenagem na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 31
Família de Nilo Pilz participaram da homenagem na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 31

Em sessão da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, 31, foi à votação o projeto de Lei nº 17, de 2016. O projeto, que tem como proponente a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) denomina de Nilo Avelino Pilz, trecho de via pública localizado no perímetro urbano do 5º Distrito, Centro Linha Brasil.

O homenageado, Nilo Avelino Pilz, filho de Maria Josefina e Ricardo Theodoro, se destacou como grande referência pelos seus estudos e trabalhos. Casou-se com Selma Rosa Freese com quem teve três três filhos: Nestor, Renato e Selmira.

Desde Jovem, Nilo, esteve a frente nas lideranças das sociedades, sendo sócio-fundador da Sociedade Progresso, Sociedade Cantores Esportiva e União de Imigrantes. A persistência e luta de Nilo, fez com que a comunidade pudesse construir a Igreja Católica. Ele também atuou diretamente com a Comunidade Escolar de Linha Brasil na construção da Escola Cristiano Bencke. Nilo conquistou a capatazia de obras, a central telefônica, doou o terreno para a construção do Posto de Saúde, entre outros feitos que possibilitaram o progresso de Centro Linha Brasil.

A proponente Ana Cláudia do Amaral Teixeira lembrou da luta do homenageado Nilo Avelino Pilz pela sua comunidade “Tenho um carinho muito grande por toda a família e eu queria deixar isso materializado. Essa homenagem foi a forma que encontrei de materializar esse carinho por vocês e por toda a comunidade”, enfatizou.

Helena da Rosa (PMDB) parabenizou a vereadora Ana Cláudia pela homenagem. “Tenho um carinho pela família. O Renato foi grande capataz, também secretário de obras. Sabemos de todo o envolvimento da família, principalmente do seu Nilo, na área da saúde, da educação e na área comercial. O seu Nilo era referência em Centro Linha Brasil”. O vereador Telmo Kist (PSD) relembrou de quando conheceu o homenageado Nilo Pilz. “Eu atendia o seu Nilo no banco. Quantas vezes fui a Linha Brasil e agora com essa homenagem, esse nome forte nesta rodovia. Cada vez que passarmos por lá, vamos lembrar dessa grande pessoa que foi o seu Nilo”.

Cândido Faleiro Neto (PT) citou a importância de receber essa homenagem, que fica para a eternidade. “Contempla uma família que tem ligação com a comunidade. A comunidade fica faceira quando uma estrada recebe o nome de uma personalidade conhecida e querida por todos”. O presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior (PMDB) ressaltou a carinho de todos os vereadores pelo seu Nilo. “é o reconhecimento da Casa ao seu Nilo Pilz”.