Trezena em preparação à 143ª Festa do Bastião se iniciará no dia 25 de outubro

A preparação religiosa para a 143ª Festa de São Sebastião Mártir consistirá em dois momentos: as 13 missas da Trezena, que se iniciam no dia 25 de outubro, e a peregrinação da imagem do padroeiro, das bandeiras e da relíquia do santo pelas comunidades e núcleos, que se inicia logo após o Natal. Os festejos em honra ao padroeiro ocorrerão entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2019, no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir.

Nas missas da Trezena e também durante a peregrinação, será refletido o tema geral da festa que é ´Batismo, fé e doação, inspirados em São Sebastião`. A primeira missa terá como responsáveis os casais festeiros de 2019: Álvaro e Elaci da Silva, Luciano e Ângela Algayer, e, Luciano e Márcia Walker. As 13 missas da Trezena estão programadas para iniciarem às 20h. 

Foto: Edemar Etges / Folha do Mate/ArquivoFMCasais festeiros de 2019 serão os responsáveis pela preparação da primeira miss da Trezena
Casais festeiros de 2019 serão os responsáveis pela preparação da primeira miss da Trezena

A primeira missa será celebrada pelo padre João Alberto Konzen, as demais serão preparadas por uma equipe ou pastorais diferentes ligadas à Paróquia São Sebastião Mártir e, a exemplo das últimas edições, será celebrada por algum padre das paróquias da Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires, da Diocese de Santa Cruz do Sul e, também, pelo bispo diocesano Dom Aloísio Dilli. Ele estará presente na noite do dia 22 de novembro, por ocasião do Dia Mundial de Ação de Graças. Esta missa será preparada pela equipe do Centro Promocional João XXIII.

EVANGELIZAÇÃO

O pároco padre João Alberto Konzen, frisa que a festa em honra ao santo padroeiro quer ser um grande momento de evangelização da Igreja católica em Venâncio Aires. Ele observa que a Trezena faz parte de um todo, de um conjunto de ações evangelizadoras, como a peregrinação da imagem do padroeiro pelas 35 comunidades, visitação das bandeiras às casas e celebrações festivas durante a festa, culminando com a missa campal e a procissão pelas ruas da cidade. “As missas da Trezena são voltadas para a evangelização e preparação da cidade para a festa. O soldado Sebastião morreu na cidade de Roma, em meio aos desafios urbanos dando o testemunho de sua fé pelo martírio”, afirma.

“A festa de São Sebastião quer nos fortalecer na fé em Jesus Cristo, na missão de sermos sua Igreja, partindo do exemplo do soldado Sebastião.”JOÃO ALBERTO KONZENPároco de Venâncio Aires

Data – Equipe – Celebrante

25/10/18 – Casais festeiros 2019 – Padre João Alberto Konzen

1º/11/18 – Crismandos – Padre Rodrigo Hillesheim

8/11/18 – Catequese de Eucaristia e Coroinhas – Padre Felipe Bernardon

15/11/18 – Pastoral da Família – Padre Aldo José da Silveira

22/11/18 – Centro Promocional João XXIII – Dom Aloísio Dilli

29/11/18 – Ministros da Paróquia São Sebastião Mártir – Padre Cláudio José Kirst

6/12/18 – Apostolado da Oração e Schoenstatt – Padre Fabrício Niederle

13/12/18 – Seminaristas da Diocese e Pastoral Vocacional – Padre Leandro José Lopes

20/12/18 – Cursilho – Padre Rogério Kunrath

27/12/18 – Pastorais do Batismo e da Comunicação – Padre Roque Hammes

3/1/19 – Renovação Carismática Católica (RCC) – Padre Marcelo Carlesso

10/1/19 – Grupos de Jovens – Padre Jolimar Lemos

17/1/19 – Conselho Administrativo da Paróquia – Padre João Alberto Konzen