Em 1.202 dias, todo sinal de TV aberta em Venâncio Aires será digital. é para 25 de novembro de 2018 que está previsto o desligamento do sinal analógico no município. As informações são do site ‘Você na TV Digital’, de responsabilidade da Empresa Administradora da Digitalização (EAD), entidade gerenciadora da transição gradual para a TV digital no Brasil, que começa de modo piloto este ano e vai até 2018.
Até agora, em Venâncio Aires, apenas a RBS TV e o SBT contam o sinal digital, mas a Band também já procurou a Prefeitura para disponibilizá-lo no município. São os primeiros contatos dos venâncio-airenses com o novo sistema da TV aberta. De início, o que se nota são os avanços técnicos, como na melhoria da qualidade da imagem e do som e possibilidade de assistir aos canais em dispositivos móveis e portáteis. Mas desde quando começou a ser pensado, o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) tem como propósito ir além.
De acordo com o professor do Curso de Comunicação Social da Unisc, Leonel Aires, que atua com ênfase na área da televisão, o SBTVD criado por um decreto presidencial em 2003 apresentava como um dos princípios a busca pela inclusão digital, o que possibilitaria entre outras coisas o acesso à internet pela televisão e mesmo a implantação de programas de educação a distância pelo sistema. “O que acabou acontecendo foi um direcionamento do foco apenas para as questões de ordem técnica e quase nada para os objetivos sociais do projeto.”

NECESSIDADE DE SE REIVENTAR
Aires diz que as pessoas já não assistem televisão do mesmo jeito e o conteúdo e outros produtos audiovisuais passaram a ser disponibilizados, legal ou ilegalmente, de outras maneiras, com o auxílio da internet. “A televisão precisa, urgentemente, se reinventar para fazer frente ou mostrar-se como alternativa de qualidade aos conteúdos que são disponibilizados, por exemplo, no Youtube ou no Netflix que é o maior serviço de ‘streaming’ de vídeos do mundo, com oferta de filmes, séries, documentários e programas de TV.”
Como salientado por Aires, a interatividade possível no novo sistema da TV aberta brasileira ainda é apenas projeto.
Confira a matéria completa na edição da Folha do Mate desta terça-feira, 11