O embelezamento da cidade será uma das marcas que o prefeito Airton Artus quer deixar no seu último ano de gestão na Administração de Venâncio Aires. A meta já iniciou em 2015 através da lei de reformulação das calçadas e da arborização dos passeios públicos. A previsão é que as duas praças do centro da cidade sejam revitalizadas a partir de janeiro e, os problemas relacionados ao acúmulo de água e drenagem das ruas centrais, sejam resolvidos em 2016.
Artus afirma que os canos de drenagem das áreas centrais já começaram a ser trocados. A licitação para cobertura com asfalto de algumas ruas do centro foi aberta no início da semana. Novas sinaleiras foram instaladas e a sinalização horizontal das ruas foi pintada. Também está prevista a instalação de placas turísticas na região central. Mas, segundo ele, a intenção é estimular a autoestima dos cidadãos através da manutenção de uma cidade limpa e bem cuidada. Para isso, em 2015, foi investido na ampliação do número de conteineres e na coleta seletiva do lixo nas áreas centrais. Segundo o prefeito, tais investimentos na estética na cidade eram necessários, mas podiam esperar, já que outros problemas crônicos exigiam esforços para serem sanados. “Nós sacrificamos muitas vezes a imagem da cidade e, principalmente, do centro em nome de projetos básicos que beneficiaram as pessoas mais pobres”. A intenção dos primeiros anos de governo foi resolver a situação precária da infraestrutura dos bairros como saneamento, o barro, valetas e a poeira que os moradores desses locais enfrentavam. “Revitalizar e resolver as demandas do centro é como maquiar uma pessoa que está com a saúde doente. Precisávamos tratar o problema, para depois embelezar”.
Mas a inserção de Venâncio Aires no contexto político estadual e nacional é a principal marca que o prefeito considera ter construído e pretende efetivá-la ao longo de sua gestão. O protagonismo e o diálogo com estes entes foi observado diversas vezes e, principalmente, em 2015 diante do contexto econômico e climático que marcou a cidade. Artus destaca que a cidade já teve muita dificuldade pela falta de prestígio e pela ausência de capacidade de cobrar e reivindicar diante dos demais entes. “Procurei fazer isso com presença constante em Brasília e Porto Alegre. Isso é uma grande mudança que acredito que os próximos prefeitos vão colher dividendos”. Segundo ele, a relação política e administrativa com os demais entes federados possibilitou a desvinculação ideológica e partidária e permitiu a continuidade da produtividade de projetos mesmo com os períodos eleitorais. “Tendo ou não eleição o município trabalha com os governos e consegue executar muitos projetos. Esse trabalho foi importante e vai render frutos para o município”.
“Espero deixar Venâncio Aires inserido no contexto político estadual e nacional”Airton Artus Prefeito de Venâncio Aires
LegadoA reforma administrativa, o ajuste fiscal, e o desenvolvimento de áreas como saúde, educação, infraestrutura, diversificação e o destaque em transparência pública são ações destacadas como um dos principais aspectos desenvolvidos ao longo da gestão de Artus. O prefeito salienta que, aos poucos, foi possível preparar a prefeitura, através de mudanças no organograma com a reforma administrativa, para obter maior produtividade e eficiência. “Hoje nossa atividade é bem clara e definida e não fica presa a questões políticas”. Segundo ele, o apoio e o comprometimento dos servidores públicos foi fundamental para garantir ritmo e a alta produção nesta reta final da Administração. O ajuste fiscal, mesmo encarado como uma ação antipática, realizado através da atualização dos tributos, teve um resultado importante na avaliação do prefeito. “A população conseguiu se sensibilizar e compreender a aplicação desses impostos em áreas fundamentais como a saúde e a educação”.A execução do projeto de saúde existente no município é uma das intenções pensadas desde a época que Artus foi vereador e é considerada por ele uma de suas grandes marcas implantadas no município. Na educação a ampliação do atendimento da pré-escola é outro aspecto destacado. Mas a infraestrutura e o atendimento ao saneamento básico é considerada uma das ações mais ousadas. “Um dos principais problemas da cidade era o esgoto a céu aberto. Eram bairros sem pavimentação e saneamento e foi um problema praticamente resolvido no município”.
A diversificação do setor produtivo foi uma das apostas consideradas mais importantes para a economia municipal. “Torço para que os prefeitos que me sucederem continuem esse trabalho que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da cidade”. Ele afirma que a tendencia em investir somente em áreas como programas sociais, saúde, segurança e educação pode deixar as finanças exauridas. Um exemplo disso foi o que aconteceu com o governo federal. “Nos voltamos para um trabalho direcionado ao fomento da indústria e da agricultura e permitiu incentivar a diversificação nas duas áreas”. Segundo ele, isso garantiu o pleno desenvolvimento destes setores e resultou em um incremento na arrecadação e tornou economia do município menos vulnerável.
Fomento da diversificação da indústria e da agricultura ampliou a arrecadação e tornou município menos vulnerável.
FrustraçãoUma das metas frustradas na gestão de Artus foi a intenção de ampliar o número de escolas de tempo integral. Essa sempre foi uma das principais bandeiras do PDT. A escassez de recursos externos, capazes de viabilizar essa implantação, foi um dos entraves enfrentados. Segundo ele, a estrutura Administrativa e o Pacto Federativo que são injustos na divisão dos recursos inviabiliza essa e diversas outras ações por parte dos municípios.Os aportes feitos a previdência dos servidores municipais foi outro entrave enfrentado na sua administração. A prefeitura precisa fazer aportes mensais para cobrir um rombo que existe na previdência. “A cada mês colocamos no FAP uma patrola, além do repasse normal”. Algumas ações foram adotadas para amenizar o desgaste do Fundo, mas são necessárias mudanças maiores, que precisam ser reestruturadas em âmbito federal como idade minima e tempo de contribuição para que os municípios possam se adaptar e, assim, mudar o cálculo atuarial.
Desafios do próximo gestorA expansão urbana e a mobilidade serão um dos principais desafios do gestor que suceder Artus em 2017. Segundo o prefeito a expansão da cidade sempre é um problema já que demandará sempre investimentos para assegurar infraestrutura para os novos espaços urbanos que surgem. “Nós tentamos através de novas leis nos novos loteamentos resolver os problemas de drenagem e pavimentação mas isso sempre será um desafio”. Uma das demandas do município que deve ser priorizada, através da busca de parcerias, é a implantação de um anel viário para desviar o trânsito pesado, de caminhões, do centro da cidade. “Um rodoanel, com perimetrais, tem que ser um projeto dos novos governantes”. A medida garante não apenas a manutenção da pavimentação das ruas centrais, mas também será um mecanismo para evitar problemas de fluxo do trânsito que tende a se acentuar no futuro. “A pavimentação das estradas principais do interior precisa ser um desafio permanente dos próximos gestores”. Segundo Artus, a adoção dessa prioridade contribui para o desenvolvimento do setor produtivo e garante facilidade e conforto para a população do interior. “As estradas são como as veias e artérias para um tecido: onde a circulação funciona bem, esse tecido funciona bem, o músculo se desenvolve”. Ele afirma que o mesmo ocorre com as estradas. “Quando uma estrada é obstruída aquele território vai perdendo força. As artérias [estradas] principais, nós temos que pavimentar”.A saúde é considerada pelo prefeito como outra área fundamental que não pode parar de avançar. Ele aponta a necessidade de realizar um grande projeto para colocar o município no mapa, como referência no atendimento médico do Estado. “Penso que, a longo prazo, precisamos fazer um mega projeto, captando recursos através de emendas parlamentares coletivas, que some ao menos R$20 milhões para começar um trabalho que mude a história da saúde em Venâncio Aires”.
O futuroO prefeito Airton Artus é médico. Foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito e está no segundo mandato como gestor do município. Ele conduz Venâncio até o final de 2016 e, depois disso, pretende se dedicar à medicina e descansar. “O mandato exigiu muito. Fico no processo administrativo durante os sete dias da semana, nas férias, e em qualquer lugar do mundo. Nunca paro. Onde estou levo os computadores para dar andamento ao processo administrativo da cidade”. Mesmo assim, ele não pretende se distanciar completamente da política. “Eu sou um ser político. Sempre gostei e me dediquei a política”. Ele pretende continuar ativo e disposto a contribuir auxiliando o futuro gestor da cidade. “Eu quero ser um ex-prefeito que some e que possa ser consultado pela experiência. Mesmo na atividade privada quero ficar a disposição”.
“Eu quero ser um ex-prefeito que some e que possa ser consultado pela experiência que tive”.Airto ArtusPrefeito de Venâncio Aires