Encerra às 23h59min de hoje a votação on line do processo estadual da Consulta Popular 2016/17. A população pode escolher uma de dez demandas elencadas como prioridades para a região. Para fazer parte do pleito, o eleitor pode votar através do site www.consultapopular.rs.gov.br ou por mensagem de texto. O voto via torpedo precisa ser feito da seguinte forma: digite a palavra RSVOTO, coloque a #, seguida pelo número do seu título de eleitor, mais uma vez a #, e por fim o número da prioridade que você deseja que seja contemplada. Por exemplo: RSVOTO#Nº do título de eleitor#Nº do programa (de 1 a 10) .
Não há cobrança pelo envio do SMS, sendo essa despesa paga pelo pacote do Governo com as operadoras. O número de destinatário é 28908.
Até esta quarta-feira, 6, por volta das 15h, haviam sido computados no sistema da Consulta 545 votos, em Venâncio. No entanto, ainda não haviam sido contabilizadas as asinaturas em cinco pontos fixos na cidade (nas duas praças centrais, na Prefeitura, no Sindicato Rural, na Emater e na Secretaria de Agricultura). Nestes locais poderá ser votado ainda durante a manhã de hoje. Para Venâncio participar do rateio do recurso de R$ 1.862.126,71 do Vale do Rio Pardo, precisará registrar a participação de 4% do total de eleitores, ou seja, 2.253 pessoas, precisam votar. Assim, faltam ser computados 1.708 votos.
Das demandas que compõem a cédula de votação, nove são voltadas ao desenvolvimento da agricultura e uma ao turismo. Na Capital do Chimarrão, a orientação do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) é que o voto seja na opção de número 1, que se refere ao apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e pecuária familiar.
Apesar do voto não ser obrigatório, a participação da comunidade é fundamental para que Venâncio Aires tenha acesso ao recurso do Governo do Estado. O eleitor, para votar, precisa estar munido do título de eleitor ou da carteira de identidade.
ProgramasEscolha em qual votar1 – Apoio ao Desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar2 – Arranjo Produtivo Local 3 – Correção, recuperação e manutenção do solo4 – Apoio a agroindústria familiar5 – Apoio para acesso à internet e telefonia no meio rural6 – Informações, estudos e estatísticas do Turismo no RS7 – Redes elétricas trifásicas para agricultura familiar8 – Incentivo ao uso e a geração de energia por meio de fontes alternativas e melhoria da qualidade de energia no campo9 – Desenvolvimento integrado da pesca artesanal e da aquicultura10 – Apoio e ampliação da infraestrutura rural.