
Músicos que reúnem a equação “grande talento” e “grande simpatia” são poucos. No cenário independente, diferente da indústria, essa mescla pode ser ainda mais rara de ser reconhecida. Mas o guitarrista Rafael Sehn combina simplicidade e uma musicalidade nata. Acostumado a se apresentar para grandes públicos por bandas que integrou, o venâncio-airense de 27 anos quer apostar agora em sua carreira solo. Apesar do novo projeto, já acumula uma multiplicidade de atuações: guitarrista, professor e compositor.
A primeira música autoral do guitarrista já foi lançada. Ela se somará a outras duas que irão compor um EP físico que será lançado ainda neste ano. A primeira música divulgada foi batizada de Dedo na Moleira. Foi lançada tanto em áudio, quanto em vídeo. Ela está em pleno processo de divulgação pelas suas redes sociais a partir do Facebook (tanto no perfil pessoal como na Fanpage), YouTube e Instagram.
A música foi gravada em Santa Cruz do Sul, no estúdio Boca de Sons, de Alison Knak. Enquanto que a direção de vídeo é assinada por Zê Corrêa. As outras duas canções serão lançadas em maio e junho. Uma delas, a terceira, foi intitulada de Saloon e tem acompanhamento de gaita de boca. Enquanto que a segunda conta com a participação de baixo e bateria. O EP será disponibilizado também no Spotify.

O seu EP é definido como rock blues instrumental. Blues-rock é um estilo híbrido que combina elementos do blues com rock and roll, enfatizando a guitarra elétrica. Entre os nomes que o inspiram estão Jimi Hendrix. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar.
Sobre a carreira“Tem sido muito legal artisticamente por conseguir a partir deste nono trabalho conseguir me expressar na minha essência. Eu sempre colaborei com outras pessoas e chegou o momento de seguir meu próprio caminho.”
Sobre a inspiração“Eu cresci num ambiente que sempre fomentava muito a música. Meus pais participaram de corais. Meu avô também tocava violão e nos encontros de família teve sempre muita música de qualidade.”
Vida dedica à música
Sehn toca desde os 12 anos e já integrou grandes bandas como da Anjos do Hanngar – dedicada ao pop rock – e Muralha, voltada ao rock gospel. As apresentações se estendiam pelo Sul do Brasil. Em Santa Cruz do Sul integrou a banda Sonata.
“Minha vida é dedicada à música. A partir dos 14 anos passei a atuar profissionalmente. Tanto é que minha carteira de trabalho está inclusive em branco”, brincou o guitarrista durante a entrevista. Em 2012 ficou em primeiro lugar no concurso Guitar Legend, realizado em Santa Cruz e que teve a participação de 18 músicos que foram avaliados por cinco jurados.
Ele prepara para junho uma série de apresentações pelos vales do Taquari e Rio Pardo. No fim de semana se apresentou em Lajeado no formato power-trio.
O que significa a sigla EP, mesmo?
A sigla “EP” vem do termo em inglês “extended play” e significa uma obra musical que contém mais músicas do que um “single”. Daí o termo “extended”, indicando que o EP é um “single” estendido, com mais faixas. Alguns artistas preferem chamar o EP de “miniálbum”.