Lançado no início de março, a telona dos cinemas ganhou um novo drama para a lista ‘Um Homem Entre Gigantes’ e um novo herói. Dirigido por Peter Landesman e traz uma história

Foto: Divulgação .

baseada em fatos, onde um médico precisa lidar com um severo trauma cerebral.

No elenco, está o ator Will Smith com o papel principal onde interpreta o médico Bennet Omalu, neurologista forense, que precisa lidar com um severo trauma cerebral de um jogar de futebol americano e, após investigar o assunto, Omalu descobre que o trauma é comum entre os profissionais deste esporte. Porém, ao determinar-se a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele estabelece uma guerra com a Liga Nacional de Futebol Americano.

Na trama, o médico é uma representação da minoria por excelência: ele é negro em meio a vários médicos brancos, é estrangeiro entre americanos. Os críticos do cinema não deixam de afirmar que o ator principal é um homem de integridade, assim como um legista que conversa com os cadáveres antes de dissecá-los. Solitário, Bennet Omalu chega ao trabalho mais cedo e vai embora depois dos colegas. O ator traz também a busca constante por informação, através de imagens que mostram sua busca por livros, imerso em laboratórios, casas e bares inexplicavelmente escuros.

A trama inicia quando Omalu o corpo do jogar de futebol americano Mike Wedster (David Morse) – um ex astro do Streelers – chega para ser investigado. Com o óbito diagnosticado como ataque cardíaco, Omalu decide investigar porque o esportista sofria de problemas mentais antes dos 50 anos. Ao verificar o cérebro do jogar, o médico descobre uma nova doença, batizada de encefalopatia traumática crônica (ETC).