Nem mesmo Lauro Erdmann imaginava a ‘riqueza’ que tinha o morro visto do quintal de casa. Mesmo que a vista ainda esteja escondidinha entre as árvores e não mostre completamente a beleza do local, o morador de Vila Deodoro disponibilizará a riqueza do ‘quintal’ para tornar-se ponto turístico de Venâncio Aires. É na sua propriedade, comprada há mais de 20 anos, que será construído o primeiro mirante da região serrana.

Conforme Erdmann, o interesse partiu da Administração Municipal e ele aceitou a proposta que deve ‘alavancar’ o turismo da sua região e da própria cidade. É um caminho cercado por árvores e de estrada de chão que leva ao topo do morro, que receberá uma estrutura de madeira de 24 metros quadrados, a partir do material doado pela Madeireira Haas.
Segundo a coordenadora do turismo na Capital do Chimarrão, Angelica Diefenthaler, o espaço recebeu liberação da secretaria do Meio Ambiente para a retirada de algumas árvores, pois quando a reportagem esteve no local, o morro ainda tinha grande parte da visão tomada por elas.
O ponto, que é parte do projeto ‘Mirantes do Mate’, do Instituto de Fomento Rural Elo Perdido, tem como objetivo criar outros mirantes em Venâncio Aires. Outro ponto já está em análise para receber uma estrutura, de acordo com a coordenadora.
Enquanto os buracos para receber a estrutura já estão prontos, Seu Lauro aguarda ansioso pela inauguração. Ele garante que não irá cobrar entrada e que muitas pessoas da própria comunidade já visitaram e apreciaram a vista do maior morro do 3º distrito. A Prefeitura fica encarregada de realizar a instalação das placas de informações turística e de sinalização.

ApostaAlém de estruturas que serão construídas, a intenção é criar mirantes naturais, antecipa Angelica. No dia 27, quando está previsto o primeiro passeio ‘Redescubra Venâncio’ e a inauguração do Mirante em Vila Deodoro, os participantes da atividades irão conhecer um mirante natural que está situado no cemitério de Marechal Floriano.
Queremos, a partir do Redescubra Venâncio, lançar um novo olhar sobre aquilo que se conhece
Angelica Diefenthaler, coordenadora do Turismo
Redescubra Venâncio O projeto ‘Redescubra Venâncio’, conforme Angelica Diefenthaler, tem como objetivo identificar pontos de visitação e o quanto eles estão preparados para receber turistas. Nesse primeiro tour, o objetivo é que lideranças do municípios e agências de turismo participem para realizar um mapeamento do que se tem a oferecer.
No próximo sábado, o passeio que terá saída em frente à Igreja Matriz passará por diferentes localidades, como o cemitério de Marechal Floriano, a antiga Farmácia Pilz, de Centro Linha Brasil, o Salão Ludwig de Linha Isabel, Figueira Centenária, entre outros. O objetivo, ao final do tour, é realizar uma avaliação sobre os pontos.
Em uma próxima oportunidade, antecipa Angélica, estuda-se uma edição do Redescubra Venâncio para englobar a Rota do Chimarrão.