Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateEvento mobilizou os cerca de 300 alunos da escola que apresentaram trabalhos em diferentes áreas como eletrônica, indústria, mecânica, entre outras
Evento mobilizou os cerca de 300 alunos da escola que apresentaram trabalhos em diferentes áreas como eletrônica, indústria, mecânica, entre outras

Hoje e ontem as escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o país sediaram o evento denominado Mundo Senai. Em Venâncio Aires, não foi diferente. A iniciativa reuniu mais de mil pessoas da comunidade, de empresas e escolas do município. O objetivo do evento, além de contribuir com a ampliação do conhecimento das pessoas, também é de oportunizar que os cerca de 300 alunos da escola mostrem os trabalhos desenvolvidos e realizados por eles.

Os projetos apresentados no evento envolviam diferentes áreas, entre elas, eletrônica, indústria, mecânica e até houve simulados em 2D e 3D. De acordo com o coordenador do Senai de Venâncio, Juliano Pereira, o diferencial da escola está em um trabalho voltado tanto à teoria como também à prática, o que faz os alunos crescerem ainda mais como profissionais.

Segundo Pereira, o Mundo Senai agrega não apenas aos alunos que necessitam desenvolver para exposição um trabalho atraente e que desperte o interesse do mercado, mas, também, agrega às pessoas que frequentam o local e que acabam por conhecer projetos inovadores. “O evento também ajuda alguns jovens a já terem uma ideia da profissão que vão escolher para o futuro”, comenta.

O coordenador explica que algumas empresas, de acordo com a quantidade de funcionários que têm, necessitam contratar uma cota de aprendizes. Estes recebem meio salário mínimo e não precisam trabalhar na empresa, mas sim, realizam os cursos no Senai. é no local que são desenvolvidos projetos voltados ao interesse da própria empresa, o que, segundo Pereira, é importante tanto para a formação do aprendiz, como, também, ao próprio empreendimento que conseguirá, mais tarde, ter um profissional ainda mais qualificado.

Experiência e oportunidadeEduardo Kunzler, 17 anos, foi um dos 300 alunos envolvidos na realização do evento. Ele, que faz o curso de Eletricista de Manutenção, está no Senai há um ano e quatro meses. No fim deste ano, o curso chega ao fim.

O jovem expôs durante o evento um aparelho que mede a frequência sonora. Na opinião dele, poder participar do Mundo Senai contribui para a construção de uma bagagem de conhecimento. “Eu aprendi muito aqui. Cheguei sem saber nada e olha o que eu consigo fazer hoje”, comenta. A vontade de aprender ainda mais sobre a área não para por aí, isso porque, no momento, Kunzler também realiza um curso de eletroeletrônica no Senai de Santa Cruz do Sul.

A experiência que teve durante todo esse tempo de estudo, ele resume em uma simples frase “Tudo isso é uma aprendizagem muito grande”.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateNo evento, Eduardo expôs um aparelho criado por ele e que mede a frequência sonora
No evento, Eduardo expôs um aparelho criado por ele e que mede a frequência sonora

Valéria Lima, 16 anos, aproveitou para conhecer os trabalhos expostos no Mundo Senai. Ela compareceu ao evento tanto hoje pela manhã quanto pela tarde.

Valéria, que também já fez curso no Senai de assistente administrativa durante um ano, conta que conhecia a iniciativa e que o diferencial está no fato de todos os anos serem expostos trabalhos diferentes. “Esse ano eu achei até melhor. A cada ano o Mundo Senai está ficando melhor’”, comenta.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateValéria, que já fez curso no Senai, aproveitou o dia de ontem para conhecer os trabalhos expostos no evento
Valéria, que já fez curso no Senai, aproveitou o dia de hoje para conhecer os trabalhos expostos no evento