Foto: Divulgação .

É tempo de férias, mas também de renovar as leituras juntamente com o novo ano que se inicia. Se você ainda não completou a lista de obras para 2018, nós conversamos com professora e coordenadora do curso de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ângela Fronckowiak, que ajudou na montagem da lista do ‘TOP 6’ para se ler nessa ‘folguinha’. A professora afirma que ler é sempre uma boa opção, mesmo que muitas pessoas digam que ela possa ter diminuído, o hábito continua sendo exercido de muitas formas diferentes no cotidiano.

Quando é tempo de férias, principalmente, os estudantes conseguem tirar um tempinho para se dedicar a outras leituras que não sejam as acadêmicas. Ângela explica que a leitura literário faz com que cada um encontro a si mesmo e aos outros através das palavras e imagens que os autores constituem. “Ao nos tornarmos leitores – e adultos pais ou acompanhantes de futuros leitores – sempre encontramos um jeitinho de iluminar nossa vida com a poética das palavras. E isso é muito bom”, diz.

Crianças:

Meus contos africanos, de Nélson Mandela;O Coração e a Garrafa, de Oliver Jeffers; O matador, de Wander Piroli;Poesia de bicicleta, de Sérgio Capparelli, Malala: a menina que queria ir à escola, de Adriana Carranca;Foi ele que escreveu a ventania, de Rosana Rios.

Adolescentes:

A história sem fim, de Michael Ende;O Guia do Mochileiro Das Galáxias, de Douglas Adams;Haroun e o mar de histórias, de Salman Rushdie;Os cavalos de Einstein, de Sérgio Capparelli;Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nadia Fink;Rita Lee: uma autobiografia, de Rita Lee.

Adultos

Os íntimos, de Inês Pedrosa; Morreste-me, de José Luís Peixoto; A ponta do silêncio, de Valesca de Assis, Box Vinícius de Moraes: música, poesia, prosa, teatro, de Eucanãa Ferraz;A noite da espera, de Milton Hatoum;O amor nos tempos do cólera, de Gabriel Garcia Marquez.