Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateProjeto Vereador Mirim é realizado uma vez por ano e trata-se de uma iniciativa do Legislativo Municipal
Projeto Vereador Mirim é realizado uma vez por ano e trata-se de uma iniciativa do Legislativo Municipal

Na tarde de hoje, 15 jovens de escolas municipais, estaduais e particulares de Venâncio Aires puderam participar de uma atividade diferente que fez parte do Projeto Vereador Mirim, realizado pelo Legislativo Municipal. Na oportunidade, cada um dos alunos do sexto ano teve cinco minutos para usar a tribuna e apresentar as principais demandas da escola e região.

Além dos professores dos educandários, a Sessão Mirim contou com a presença de vereadores do município que foram representados pelos jovens. Quem exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores foi Maria Laura da Rosa Royer – do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida. Como vice-presidente, a escolhida foi Vitória Tauane de Freitas da Rosa, aluna da Escola Municipal Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira. A primeira secretária foi Thaís Sabrina da Silva – da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo – e, a segunda secretária, Roberta Haas – da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo Frohlich.

Entre as demandas apresentadas pelas 15 crianças, onde 11 delas eram mulheres, as principais se referiam à importância da segurança pública, melhoramento das estradas, necessidade do incentivo ao esporte, segurança dos pedestres, combate ao bullying, luta pelo tempo integral para que as crianças tenham uma ocupação no turno inverso, colocação de placas de sinalização, banheiros adaptados nas praças públicas e em locais de lazer, melhoria da telefonia, entre outras demandas. Muitos dos pequenos defenderam a importância dos políticos e população trabalharem unidos para que a cidade de fato cresça e seja um lugar ainda melhor para se viver.

Aumento da autonomia e confiançaO aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Matuzalén da Silva da Luz, 16 anos, participou pela segunda vez do projeto e foi como representante do vereador Hélio Artus (PDT).

Na opinião de Matuzalén, a tarde foi proveitosa e uma oportunidade de ele conhecer como funciona o trabalho realizado na Câmara de Vereadores. Quando ocupou a tribuna, solicitou que fosse dada uma atenção maior aos deficientes, ou seja, que a acessibilidade receba melhoramento em diversos pontos da cidade.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateMatuzalén, aluno da Apae, participou pela segunda vez do projeto e a professora Márcia conta que a iniciativa contribuiu para que ele conquistasse a autoconfiança
Matuzalén, aluno da Apae, participou pela segunda vez do projeto e a professora Márcia conta que a iniciativa contribuiu para que ele conquistasse a autoconfiança

A professora do jovem, Márcia da Luz, também aprovou a iniciativa e conta que ficou orgulhosa do aluno. Segundo ela, a atividade faz com que os participantes tenham mais autonomia e construam, ainda, a autoconfiança. “O Matuzalém ficou muito feliz em saber que poderia participar de novo. Como no ano passado ele já participou, ele perguntou se poderia ser ‘reeleito’”, conta com um sorriso. Além disso, para Márcia, todos trabalham a oralidade, porque necessitam saber se expressar em meio a um grande público. “Para o Matuzalém foi maravilhoso, porque do ano passado para cá ele evoluiu muito e conseguiu superar alguns medos”, comenta.

OPORTUNIDADE úNICAPara Maria Laura da Rosa Royer, que exerceu a função de presidente e representou o vereador Eduardo Kappel (PP), participar do projeto foi uma oportunidade única. Assim como Matuzalén, ela também considera a iniciativa interessante para conhecer como funciona a política e o quão importante é a função de cada vereador na Câmara.

Participante pela primeira vez do projeto, Maria conta que a responsabilidade de assumir a função de presidente é muito grande. “Eu tive que comandar tudo, coordenar, dizer quem iria falar na hora. é uma grande responsabilidade”, comenta. A jovem ficou tão encantada com a iniciativa, que diz até ter interesse em ser vereadora no futuro. Se pudesse participar de novo do projeto, comenta que não iria pensar duas vezes.

Os pais de Maria, Lauro Royer, 45 anos, e Angelita da Rosa, 43, contam que ficaram orgulhosos da filha. “Nós queremos que ela seja uma adolescente politizada, que participe e entenda sobre política e debata com os colegas”, comenta Royer.

Segundo o pai, esse tipo de iniciativa é interessante para que as crianças comecem desde cedo a construir valores e prezarem pela ética e respeito na política. Para Angelita, o Projeto Vereador Mirim possibilita um exercício pleno de cidadania. “Tenho certeza que é uma experiência que eles jamais vão esquecer. Todos se preparam muito emocionalmente também para conseguirem manter a calma e falar para todas essas pessoas”, ressalta a mãe.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateMaria exerceu a função de presidente da Câmara de Vereadores e recebeu o incentivo e apoio dos pais Lauro e Angelita
Maria exerceu a função de presidente da Câmara de Vereadores e recebeu o incentivo e apoio dos pais Lauro e Angelita

PARTICIPANTES

O Projeto Vereador Mirim ocorre uma vez por ano em Venâncio Aires como atividade alusiva ao Dia das Crianças. Foram enviados convites a 21 escolas do município e as 15 primeiras que demonstraram interesse foram as escolhidas para participar. Cada educandário ficou responsável por escolher um representante do sexto ano. Confira a lista dos alunos participantes:Vitória Tauane de Freitas da Rosa – E.M.E.F. Coronel Thomaz Pereira (Linha Taquari Mirim)Thuanni Machado Ciceri – Colégio Professor José de Oliveira CastilhosNórton Luiz de Oliveira – E.E.E.F. Pedro Benno Bohn (Vila Arlindo)Thaís Klafke – E.M.E.F. Dom Pedro II (Linha Hansel)Roberta Haas – E.E.E.F. Leo João Frohlich (Linha 17 de Junho)Maria Laura Rosa e Royer – Colégio Bom Jesus Nossa Senhora AparecidaBruno José Schuh – Escola Frida Reckziegel (Vila Palanque)Regina Dreyer – E.E.E.F. Brígida do NascimentoJéssica Tainá Lourenço Iochims – E.M.E.F. Cidade NovaGabriel Henrique da Silva – E.E.E.M. Wolfram Metzler (Bela Vista)Matuzalén da Silva da Luz – Apae – Associação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisMaiara dos Santos Machado – E.E.E.F. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Linha Travessa)Polyana Scheibler – E.E.E.M. Sebastião Jubal Junqueira (Vila Deodoro)Thaís Sabrina da Silva – E.M.E.F. José Duarte de MacedoAlana Lebens – E.M.E.F. Benno Breunig