Os alunos da Univates e o público em geral podem prestigiar, mediante inscrições, da palestra com Thiago Berto que relata a viagem que fez durante três anos pelo mundo. O evento ocorre amanhã, a partir das 19h30min, no Teatro do Centro Cultural Univates, os portões do abrem às 18h30min.
“A viagem foi uma decisão que começou com um processo talvez desde a minha juventude”, relatou o jovem em entrevista à Folha do Mate. Com 34 anos, Thiago revela que a decisão foi sendo tomada conforme a vida se apresentou para ele. Situações e acontecimentos, sempre o fizeram tomar atitudes menos normais. “E decisões menos normais, ou não impostas por modelos nos levam a outras possibilidades de vida”, ressalta o jovem, natural de Porto Alegre. Entre os 28 e 29 anos, sentiu que estava na hora de fazer algo com a vida e sua experiência, após passar a infância na cidade de Guaporé. Questionando-se sobre o que faria, tinha uma certeza, apenas: Obtendo uma visão mais clara de tudo, começaria, depois, a se conhecer melhor. “Qual era a minha essência, meus verdadeiros sonhos. Qual era minha verdade como ser humano atrás de um personagem que criei para viver na sociedade, no sistema”, conta sobre os questionamentos. Então aos 30 anos, depois de sentir um vazio, se movimentou. Conheceu o mundo e pessoas, após morar no país de Butão, na cordilheira do Himalaia, e ser voluntário.
Experiência e conhecimento
Acreditando estar, agora, a serviço das pessoas. As experiências e a vida, de acordo com ele, servirão para passar carinho em palavras a todos que quererem o ouvir. “Que esse carinho lhes dê força e paz para que se conectem com si mesmos. Viagem dentro de seu interior e se reconheçam”, diz. Durante a viagem, Thiago realizou uma pesquisa em mais de 40 escolas. Resultando o projeto da Escola Ayni. Educandário que propõe mais de uma nova pedagogia ou uma nova educação, uma outra forma de viver. “De adultos que permitam reconstruir-se, mudar visões incluindo e forma de ver e relacionar-se com as crianças”, argumenta.
Folha do Mate – Pra ti, viajar é?
Thiago Berto – Uma das tantas possibilidades de conhecer melhor a si mesmo. De tirar máscaras que aprendemos a usar desde crianças para receber atenção, reconhecimento e carinho. E depois como adultos para ser aceitos em grupos e acender socialmente.
Mais informações na edição impressa desta quarta-feira e também no flip.