
Você já reparou nas unhas do seu cãozinho, e nas patinhas, especialmente depois de um passeio? Apesar deles apreciarem a atividade, estão sujeitos a pisar em lugares que podem se ferir, devido as unhas grandes, além de também machucar os coxins – almofadinhas da parte inferior da patinha. Pedrinhas ou outro objeto podem ficar entre as unhas do pet, vindo a causar complicações.
Por isso, as unhas do seu cão precisa de atenção especial para o bem-estar. O médico veterinário, Lucas Lorenzon esclarece que cortá-las é uma das recomendações para se evitar transtornos maiores. Como por exemplo, a entrada de fungos e bactérias e também dermatites. Para o corte, segundo o profissional “não tem muito mistério”, mas é preciso alguns cuidados e o uso de alicate específico para animais. Se a unha estiver muito grande, é recomendado ir cortando aos poucos.
Deve-se ter muito cuidado com a delimitação da unha, onde tem vaso [sanguíneo] e onde não tem vaso.”LUCAS LORENZONMédico Veterinário
Segundo Lucas Lorenzon, não tem uma idade específica para o corte das unhas. “O importante é ir acostumando ele ao poucos, para não virar uma tortura”, aconselha. O profissional orienta que tocar na patinha, massagear, dar algum petisco são práticas para gerar confiança. Mas sempre, o tutor deverá se sentir seguro, do contrário, procure um profissional.
Atenção
As patinhas dos cães, assim como nossos pés, são partes essenciais para a locomoção e passam pelos mais diversos tipos de solo. Os patas dos cães de raças utilizadas para os serviços nas fazendas, são mais resistentes. E, no do dia a dia as unhas e, também, os coxins vão se adaptando ao meio ambiente. No entanto, às vezes, essas regiões não recebem a devida atenção por parte dos tutores e causam desconforto aos animais.