Após aprovação pelo Conselho Universitário (Consun), com a participação de professores, técnicos administrativos, acadêmicos e comunidade, em reunião realizada nesta quinta-feira, 19, ficou estabelecido o reajuste das mensalidades para 2016, que será de 10,25% para os cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Segundo o pró-reitor de Administração, Jaime Laufer, a Instituição atua de forma transparente e aplica os índices de inflação, sendo 70% do INPC/IBGE, que é o principal indicador de reajuste das despesas com pessoal, e 30% do IGP-M/FGV, principal índice de reajuste das despesas operacionais. O período de 12 meses desses índices vai de novembro de 2014 a outubro de 2015.
A aplicação dessa fórmula já havia sido informada neste segundo semestre pela Reitoria aos alunos, nas reuniões mensais que acontecem para discussão dos mais diversos assuntos tratados por uma pauta indicada por ambos.
“Esse reajuste vai cobrir, principalmente, as despesas com pessoal e as operacionais. Todas terão aumento durante o ano que vem ou até já tiveram esse acréscimo”, afirma o pró-reitor.
Conforme Laufer, não há a possibilidade de não haver reajuste nas mensalidades. “Todos nós estamos sentindo a inflação e o aumento em tarifas públicas no nosso dia a dia. Infelizmente, tudo o que consumimos está mais caro. Além disso, há diversas instituições de ensino no Rio Grande do Sul que praticarão reajustes acima do que está sendo proposto”, aponta.