No ano em que comemora os seus 20 anos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a milésima defesa dos cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado. O número foi atingido hoje, quando o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), Luiz Fernando Dullius Schaefer, defendeu o trabalho intitulado Aplicação de ferramenta de gestão de riscos em uma empresa de galvanoplastia com o processo de oxidação negra no Vale do Rio Pardo. A dissertação de mestrado foi orientada pelo professor Jorge André Moraes. A atividade ocorreu na sala 5328, bloco 53, sendo a Banca Examinadora composta, ainda, pelos professores ênio Leandro Machado e Ana Lúcia Becker Rohlfes, da Unisc, e Djalma da Silveira, da UFSM.

As bancas de defesa de mestrado e doutorado são abertas à comunidade, sendo que a divulgação é feita através do site www.unisc.br. Nas defesas, os mestrandos e doutorandos apresentam seus trabalhos e, em seguida, são questionados pelos membros da banca, tendo a oportunidade de defender as opções teóricas e metodológicas realizadas na condução da pesquisa. As defesas de dissertação têm duração em torno de 2 horas, enquanto as defesas de tese em torno de 4 horas.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, professora Rosângela Gabriel, a primeira defesa ocorreu em 1996, no Mestrado em Desenvolvimento Regional. Desde então, foram defendidas 951 dissertações de Mestrado e 49 teses de Doutorado, nos oito Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. “Atingir essa marca é motivo de muito orgulho para todos nós da Universidade. Além do mais, essa estatística deverá seguir em elevação devido ao incremento no número de cursos de pós-graduação e o consequente aumento de vagas, além de novas oportunidades de bolsas de estudos”, salientou.

A Unisc oferece atualmente oito Mestrados e dois Doutorados, cujas inscrições estão abertas para as turmas 2014, pelo site www.unisc.br/pg . Os cursos de Mestrado são em Administração; Educação; Letras; Promoção da Saúde; Sistemas e Processos Industriais; Tecnologia Ambiental, ao passo que Desenvolvimento Regional e Direito oferecem os níveis de Mestrado e Doutorado.