Foto: Divulgação / DivulgaçãoO piso tátil funciona como uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia
O piso tátil funciona como uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia

O campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberá investimentos em acessibilidade antes da retomada das aulas, prevista para o dia 25 de fevereiro. A pró-reitoria de Planejamento confirmou ontem que o Setor de Compras da Unisc já trabalha na elaboração de orçamentos para a colocação de piso tátil direcionável e de alerta nos corredores do campus da Capital do Chimarrão.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e presidente da Comissão de Acessibilidade da Unisc, professor Marcelino Hoppe, a decisão foi tomada na última reunião da reitoria, na sexta-feira, e o campus de Venâncio Aires será o primeiro beneficiado – além de alguns prédios da universidade em Santa Cruz do Sul – com as ações de acessibilidade em 2016. Conforme ele, ainda não foi possível estimar o valor do investimento, o que será divulgado assim que os orçamentos de material e mão de obra forem aprovados.

Coordenadora do campus venâncio-airense, Andréia Haas já foi comunicada sobre as novidades e afirmou que a iniciativa da reitoria vem como forma de complemento às ações que já são realizadas no campus. Segundo ela, acadêmicos e visitantes portadores de deficiências físicas são convidados a informar à universidade sobre as dificuldades que encontram no dia a dia de deslocamento dentro das instalações. “Recentemente nos demos conta de que o espelho do sanitário feminino ficava muito alto para uma cadeirante. Também constatamos que seria necessário construir uma rampa de acesso para a nossa sede social, onde ocorrem confraternizações. Quem não tem estes problemas, não se dá conta”, argumenta.

Ações

Andréia destacou ainda que várias ações de acessibilidade vêm sendo promovidas no campus local da Unisc. Estacionamento exclusivo, disponibilização de elevador e abertura maior de portas estão entre elas. “O cotidiano nos aponta algumas necessidades e vamos implementando algumas ações pontuais. Esse anúncio da reitoria já é de uma iniciativa maior, o que nos deixa muito satisfeitos”, analisa a coordenadora.

Braille

Ainda de acordo com a pró-reitoria da Unisc, além da aplicação do piso tátil, os campus ganharão também sinalização em braille (processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo) para a identificação de locais e setores. Móveis também passarão por adaptação para facilitar o trânsito de pessoas portadoras de deficiências. Não há prazo, no entanto, para estas iniciativas. “Muitas serão realizadas ainda em 2016”, afirma Marcelino Hoppe.