Neste sábado, dia 14 de junho, foi realizada a prova única do Vestibular de Inverno da Unisc. Cerca de seis mil inscritos, vindos de 19 estados e de 430 municípios brasileiros, disputaram as 1.034 vagas oferecidas para o campus de Santa Cruz do Sul, entre 23 opções de cursos. O gabarito foi disponibilizado logo após o término da prova e pode ser acessado pelo site www.vestibular.unisc.br/#gabarito.
O índice de abstenção foi de 9,93%. Devido ao número insuficiente de inscritos, o curso de Estética e Cosmética e os seis cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD) foram cancelados. A novidade no processo seletivo foi a oferta do curso de Engenharia Química.
A prova foi composta por uma redação e 60 questões objetivas divididas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os temas da redação foram Relação entre democracia e participação popular, Copa do Mundo no Brasil e Valores éticos entre as pessoas.
De acordo com a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a realização do vestibular gera mais visibilidade para a Universidade e atrai estudantes de diversos estados. “Não só a Unisc vive esse momento, mas também a cidade de Santa Cruz do Sul, que recebe visitantes”, destacou.
Carmen ressaltou ainda que a maioria dos vestibulandos procura a Unisc pela oferta qualificada do ensino e pelas diversas opções de bolsas e de financiamentos oferecidos.
O pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider, considerou o número de inscritos para o processo seletivo bastante significativo, visto que, do total de candidatos, 65% eram mulheres e 35% homens, com idade entre 17 e 20 anos (70%).
Segundo Schneider, 63 professores da Unisc e de escolas da região farão a avaliação das redações no sábado à noite e durante todo o domingo. Ao todo, mais de 700 pessoas estiveram envolvidas no processo seletivo da Universidade.
O listão dos aprovados será disponibilizado na quarta-feira, dia 18 de junho, a partir das 14h, no site da Unisc e aos veículos de comunicação.