A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) promovem, de 3 a 6 de abril, a terceira edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento, que ocorrerá na Terra Indígena do Guarita, no município de Tenente Portela, conta com o apoio da Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEL).
Na semana passada, em Porto Alegre, o presidente da Fundergs, Cláudio Gutierrez, assinou convênio com a Unisc, que será responsável pela logística das atividades. “A parceria com a Unisc e outras universidades, além de serem importantes para a realização dos jogos, fortalecem a politica de descentralização que é implementada pelos Polos Regionais, que trabalham para o desenvolvimento do esporte e do lazer no estado”, afirmou Gutierrez.
Toda a beleza dos esportes tradicionais Kaingang e Guarani poderá ser vista nos quatro dias dos jogos, que contarão com a participação estimada de 500 representantes de 16 comunidades indígenas do Rio Grande do Sul. As disputas envolverão crianças, jovens, adultos e idosos em provas de arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força e lutas corporais, além de outras modalidades, como futebol masculino e feminino, vôlei misto, corrida curta, corrida de fundo e natação.
A PROGRAMAÇÃO dos jogos contará ainda com apresentações e produções culturais, comercialização de artesanatos e fóruns de discussão sobre identidade indígena, sociedade e meio ambiente. Também são parceiras do evento as prefeituras de Miraguaí, Redentora e Tenente Portela, lideranças indígenas da região e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).