Inicia amanhã o período de inscrição para concorrer a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na região, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Centro Universitário Univates irão oferecer , juntas, 141 vagas para o segundo semestre deste ano.

Os interessados em concorrer ao financiamento devem efetuar inscrição no site www.fiesselecao.mec.gov.br até a próxima quarta-feira, 29.

Para participar da seleção é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Além disso, é exigido que os candidatos tenham renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.

A Univates, de Lajeado, informou através da assessoria de imprensa que das 548 vagas solicitadas ao Ministério da Educação (MEC) apenas 58 vagas foram liberadas. Destas, 11 foram destinadas ao curso de Medicina da instituição. Conforme o pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher foram solicitadas as vagas que a lei permite requerer. “Porém, a análise do que teremos direito obedece a critérios, avaliação e determinação do Ministério”, ressalta.

Entre os critérios do MEC estão as áreas prioritárias da saúde, engenharia e licenciaturas. “No ano passado, solicitamos 449 vagas para 2016A. Recebemos 206, menos da metade, das quais 201 foram preenchidas. O MEC, além de determinar quantas vagas cada curso da instituição pode oferecer, classifica ou não os candidatos. Não temos qualquer ingerência sobre o processo. é possível, inclusive, que cursos tenham vagas e alunos inscritos ao financiamento e, por critérios financeiros, não classifiquem nenhum estudante ao subsídio”, comenta Moerschbaecher, através da assessoria.

UNISCNa Universidade de Santa Cruz do Sul, serão oferecidas 83 vagas para o próximo semestre, contemplando 20 opções de curso oferecidos no último processo seletivo, realizado no dia 11 de junho. Conforme informou o coordenador de Orçamento e Finanças, professor Rafael Frederico Henn, através da assessoria de imprensa, a universidade solicitou 147 vagas que correspondem a um limite de 10% das vagas ofertadas no último vestibular.

De acordo com o MEC, os estudantes podem se inscrever para apenas um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo da inscrição. Uma vez por dia, o Ministério divulgará a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.

O resultado final será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão oferecidas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto. O financiamento é oferecido para cursos de instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio

Mais de 7 mil financiamentos 

Atualmente, as duas universidades oferecem juntas mais de 7 mil financiamentos. Dos mais de 12 mil alunos matriculados, a Unisc possui neste primeiro semestre 4.351 alunos com Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que representa cerca de 36% dos alunos da instituição. A Univates, até maio deste ano, tinha 2.669 alunos com Fies dos 12.616 alunos, o que representa 21,15% dos alunos.