Foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, 18, os resultados do ciclo de avaliação de 2014 das instituições de ensino superior e de cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Tanto a Unisc quanto a Univates mantiveram a nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC), cuja classificação vai de 1 a 5.

Ambas se mantêm na categoria de excelência, que se refere às instituições que chegaram às faixas 4 ou 5 no IGC. Quem não atinge a nota mínima 3 tem classificação insatisfatória, segundo o MEC. A base dos resultados são o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o índice Geral de Cursos (IGC). Neste ciclo do MEC, foram avaliados cursos das Engenharias e das Licenciaturas. No próximo ano (ciclo) serão avaliados os cursos da área da saúde.

Na Unisc, o curso com melhor desempenho foi o de Geografia, que obteve nota máxima, 5, enquanto seis receberam nota 4 e 13 obtiveram nota 3. “Esse resultado positivo confirma o investimento que a instituição faz e também o envolvimento de professores e alunos que se inserem neste processo que busca permanentemente uma educação de qualidade”, avaliou o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider.

Já dos 16 cursos avaliados na Univates, conforme divulgado pela assessoria de imprensa da instituição de ensino, 56% obtiveram a nota 4 no CPC e 93,75% ficaram com conceito acima de 3. O centro universitário destacou que os conceitos obtidos colocam a Univates como referência em qualidade.