Há pelo menos dez anos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) aguarda a autorização do Ministério das Comunicações (MC) para a criação da emissora de rádio Unisc FM. A espera está próximade chegar ao fim, pois na quinta-feira, 14, o ministro Ricardo Berzoini, autorizou o funcionamento de 21 novas emissoras educativas de rádio – entre elas a da instituição santa-cruzense – e de oito TVs educativas.
De acordo com o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, a assinatura não significa que a emissora entrará no ar nos próximos dias. Hoff destaca que essa não é a última etapa do processo de concessão. Provavelmente, a Unisc FM deve ir ao ar no próximo ano.
As rádios e TVs educativas são voltadas à transmissão de programas exclusivamente educativo-culturais. Elas não podem ter caráter comercial, muito menos fins lucrativos. Esta definição consta do Decreto Lei 236, de 28 de fevereiro de 1967.
Na cerimônia de assinatura das outorgas, na sede do MiniCom, emBrasília, também foi assinada a regulamentação do Canal da Educação
RáDIO UNIVATES
A região dos Vales conta, há sete anos, com a Rádio Univates 95.1, que tem o aporte do Centro Universitário Univates. Além de uma PROGRAMAÇÃO musical, a emissora serve de espaço para aprimoramento e experimentação profissional de alunos, principalmente aos graduandos em Comunicação Social.