Foto: Arquivo/Folha do MateSerão dez vagas somente no Cras da Battisti
Serão dez vagas somente no Cras da Battisti

Dirigido aos estudantes de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Programa Inserção Comunitária contará com 16 vagas em Venâncio Aires. A modalidade de extensão universitária oferece uma oportunidade de interação direta do acadêmico com a realidade social, através do engajamento em iniciativas em prol da comunidade.

O programa atua junto a entidades, programas e projetos voltados ao desenvolvimento social e ao atendimento de demandas comunitárias, sobretudo as populações em situação de vulnerabilidade social. A inserção pode dar-se em atividades diferentes da formação do acadêmico, uma vez que o objetivo principal do programa é integrar-se ao espaço da unidade de atuação escolhida, aos seus usuários e à comunidade local.

Em Venâncio Aires, de acordo com a coordenadora do campus local, Andréia Haas, a iniciativa vai abranger a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloisius Paulino Algayer e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) CAIC 1, ambas do bairro Coronel Brito, bem como a Emei Pingo de Gente e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), estes do bairro Battisti. Os locais foram indicados pelo Município e a demanda confirmada junto às instituições.

O objetivo do programa é contribuir na formação cidadã dos estudantes e também para o desenvolvimento de uma sociedade humanista, solidária e coerente com a visão e missão da Unisc enquanto instituição educacional comunitária. “Precisamos de ações que nós possamos levar para fora dos muros da universidade. Isto, inclusive, foi um apelo dos alunos”, diz Andréia.

Ela ressalta que a participação é voluntária. “Para que o aluno possa conhecer a realidade daquela comunidade, contribuir de alguma forma e, quem sabe, após o projeto, continuar a ajudar aquela comunidade por conta própria.”

Além de Venâncio Aires, a iniciativa está prevista para ocorrer em Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Somados os municípios, o projeto vai oferecer 80 vagas. Como explica Andréia, a edição deste ano trata-se de uma retomada do programa, que já foi realizada em anos anteriores em formato diferenciado junto a organizações não governamentais. Esta será a primeira vez que a iniciativa vai se dar com instituições públicas.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem inscrever-se no Programa Inserção Comunitária os acadêmicos dos cursos de graduação da Unisc que estiverem devidamente matriculados e terem disponibilidade de 48 horas em um semestre, das quais 44 horas em atividades na entidade parceira e as demais quatro horas em atividades de orientação e monitoramento de experiência.

As horas de atuação realizadas no programa são válidas para o Núcleo Flexível (atividades complementares) do curso de graduação do acadêmico, mas a atuação não equivale a estágios curriculares, à monitoria de ensino ou à bolsa de extensão. As inscrições ocorrem de 22 a 31 de agosto no site da Unisc.

>>> NúMERO DE VAGAS POR INSTITUIçãO EM VENâNCIO AIRES

Emei Aloisius Paulino Algayer3Emei Pingo de Gente1ESF CAIC 12Cras Battisti10