A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) decidiu pela retomada da oferta de contratos do Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano. A instituição não abria novas vagas para o programa há dois semestres, quando apenas manteve os contratos em andamento.

Segundo o pró-reitor de Administração da Unisc, Dorivaldo de Oliveira, optou-se por voltar a fazer contratos para beneficiar estudantes de Licenciatura e também de Medicina, que têm a possibilidade de abater dívida do Fies por meio de trabalho na rede pública.

A decisão por não ofertar novas vagas para o Fies, tomada no segundo semestre de 2015, havia levado em consideração a ocorrência de problemas no sistema que resultaram em atrasos dos repasses e dificuldades na realização dos aditamentos de renovação, bem como por modificações que elevaram a taxa de juros para o acadêmico.

Conforme Oliveira, as queixas em relação ao Fies diminuíram e isso também pesou na revisão da decisão. Com o manifestado interesse de retomar o programa, diz que a Unisc ainda estuda o número de vagas que serão abertas e os cursos abrangidos.

Portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada na segunda-feira determina que as empresas mantenedoras de instituições de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do Fies no segundo semestre deste ano deverão assinar termo de participação até 12 de maio.

CREDIUNISC SERá MANTIDO

Apesar da retomada do Fies, o pró-reitor de Administração ressalta que não haverá a interrupção do Programa de Crédito Educativo, CrediUnisc, que foi oferecido como alternativa ao Financiamento Estudantil e é viabilizado com recursos da própria Unisc e tem percentual de financiamento de 50% sobre o valor da mensalidade.

Oliveira acredita que há público tanto para o Fies quanto para o CrediUnisc, que apresenta um leque mais amplo de faixas de financiamento e engloba estudantes com renda bruta familiar de até 12 salários mínimos mensais.

A portaria divulgada na segunda-feira não trata sobre a exigência de renda para o Fies, mas já antecipa que para participar do processo seletivo do Financiamento Estudantil é necessário ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Segundo informado pela Unisc, não há mais a possibilidade de financiamento total pelo Fies, que passou a exigir uma participação miníma de acordo com a renda. As possibilidades de financiamento variam de 50% a 98%.