Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MatePresidente da Univa, Janaína Christmann, utilizou a tribuna
Presidente da Univa, Janaína Christmann, utilizou a tribuna

Nesta segunda-feira, 18, a União dos Universitários de Venâncio Aires (Univa) utilizou o espaço da tribuna livre do Parlamento Municipal, para apresentar a atual situação da entidade. Com débitos que alcançam os R$ 20 mil, o serviço de transporte feito pelo grupo para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), corre o risco de ser suspenso no próximo semestre. 

O valor acumulado ao longo dos últimos anos é devido a empresa de ônibus que a Univa contrata para realizar os serviços de transporte de alunos, com passagens subsidiadas, todos os dias. A entidade angaria recursos com a realização de feijoadas e pasteladas, além de garantir apoio da Prefeitura, como repasse de recursos anualmente.

A presidente da Univa, Janaína Christmann, manifestou preocupação com a situação da entidade e solicitou apoio dos parlamentares na busca por soluções. “Precisamos de um auxílio para quitar os débitos, porque corremos o risco de ficar sem o transporte no próximo semestre. é uma situação que se acumula de outros anos e precisamos buscar alternativas.”

Com mais de 40 anos de atuação na cidade, atualmente são 200 universitários que utilizam os serviços de transporte da entidade.

Para trabalhar soluções a Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo do Legislativo Municipal irá realizar reuniões com representantes da entidade, e apresentar alternativas nas próximas semanas.