Com história de dedicação à comunidade do Vale do Taquari, a Univates comemora nesta terça-feira, dia 1º de julho, 15 anos de credenciamento como Centro Universitário. Além disso, o ano de 2014 também marca os 45 anos de dedicação ao Ensino Superior.
Esse percurso vem recheado de conquistas. Entre as mais recentes está a inauguração do Centro Cultural, que inclui o Vale do Taquari no roteiro de grandes espetáculos, fomentando cada vez mais a cultura na região. Em cerca de dois meses, o espaço já recebeu apresentações de artistas como Gilberto Gil & Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Nando Reis, Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e O Teatro Mágico, entre outros.
Outra obra inaugurada recentemente, com a presença do governador Tarso Genro, foi o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. O espaço, com cerca de 5.200 m² de área construída, é voltado ao desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia, com foco na produção de alimentos e na proteção do meio ambiente.
A implantação do curso de Medicina, que iniciará sua segunda turma em breve, também é considerada um marco para a Univates. Com parceria do Hospital Bruno Born e do Hospital de Estrela, além das prefeituras de Lajeado e de Estrela, a Instituição concretizou mais um projeto em prol da qualidade de vida no Vale do Taquari. A partir da realidade brasileira da falta de médicos para atuar pelo Sistema único de Saúde (SUS), a implantação do curso busca atender essa crescente demanda e beneficiar toda a área da saúde regional.
Para o reitor, Ney José Lazzari, a construção de uma obra comunitária não tem fim, mas, sim, etapas concluídas. “Temos muito a comemorar com o que já foi feito, nesse quase meio século, por muitas pessoas de todo o Vale do Taquari. Entretanto, sabemos também o quanto ainda nos falta fazer. O que já fizemos nos anima mais e mais para enfrentar os desafios que temos pela frente, como a consolidação do curso de Medicina e do Tecnovates”, ressalta.
Uma história de dedicação ao Vale do Taquari
Com 45 anos de existência, a Univates possui uma trajetória marcante para a história da região do Vale do Taquari. Em janeiro de 1969, foram implantados os primeiros cursos superiores em Lajeado, como extensão da Universidade de Caxias do Sul, passando para uma fundação local em 1972, a Fates. Já em 1997, com a fusão das duas faculdades então existentes, surge a Univates, mantida pela Fuvates e credenciada como Centro Universitário em 1999.
Sua missão atual é gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida. Por meio de diversas ações nesse sentido, a Univates busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Univates em números**
área construída: 80.298,30 m²
Acervo total da biblioteca: 59.875 obras e 142.351 volumes
Laboratórios, museus e salas especiais: 203
Número total de alunos: 12.702
Número de alunos do Ensino Superior: 9.559
Graduação – bacharelado: 7.757
Graduação – licenciatura: 897
Graduação – tecnológicos: 634
Sequenciais: 271
Número de funcionários: 806
Número total de professores: 528
Número de cursos do Ensino Superior: 45
Número de cursos de pós-graduação: 24
Quatro mestrados e um doutorado
Cursos técnicos: 13
Cursos de extensão: 50
Programas e projetos de extensão: 29
Projetos de Pesquisas: 28
** Dados referentes ao primeiro semestre de 2014.
Qualidade de ensino comprovada em avaliações:*
índice Geral de Cursos – IGC: 3,31
Avaliação do MEC: nota 4 (escala de 1 a 5)
10a melhor instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul
*Dados referentes a avaliações feitas em 2012 e divulgados pelo MEC em 2013.