Tiveram início na manhã desta terça-feira, dia 22, as atividades acadêmicas da primeira turma de Medicina da Univates. A PROGRAMAÇÃO envolveu os 25 estudantes e seus familiares, que foram recepcionados no auditório do Prédio 9 pelo coordenador do Curso, Luiz Fernando Kehl, pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Magali Grave, pela pró-reitora de Ensino, Luciana Fernandes, e pelo reitor, Ney José Lazzari. Participaram da ocasião, ainda, professores que lecionarão no curso e demais integrantes da Reitoria. O evento teve como objetivo integrar os novos alunos, aperfeiçoando sua experiência de ingresso na Univates.
Em seu pronunciamento, o coordenador do curso falou sobre a importância de, num processo diagnóstico, conversar, ouvir e olhar os pacientes. “Lembrem-se disso”, destacou. Kehl explicou sobre o funcionamento do curso, que terá eixos temáticos, e aconselhou os alunos a sempre recorrerem aos livros, pois “a memória muitas vezes nos trai”. “Juntos faremos a história da primeira turma de Medicina”, destacou o professor, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que participaram do processo de implantação do curso.
Este é um daqueles dias que ficará marcado na história. Vamos ter aqui esses jovens durante seis anos. Esperamos que, além do conteúdo de sala de aula, os filhos de vocês aprendam a ser humanos melhores, éticos e responsáveis, porque nossa missão também é melhorar as pessoas que aqui estão
Ney Lazzari – reitor
EXPECTATIVA – O acadêmico Eduardo Lopes, natural do município de Xanxerê, em Santa Catarina, contou que a Univates superou suas expectativas. “é uma estrutura muito boa para o curso de Medicina, tanto a interna quanto os hospitais. Tenho boas expectativas, acho que a Univates tem tudo para ter um curso de destaque no Rio Grande do Sul”, salientou ele, que deixou a cidade de Porto Alegre, onde fazia cursinho pré-vestibular, para estudar na Instituição.
TOUR – No turno da tarde, o grupo de estudantes participou de um tour guiado para conhecer os principais espaços da Instituição. Os pais do estudante Bruno Vicenzo Thomas Bresolin, Marione Thomas Bresolin e Roberval Bresolin, consideraram boa a recepção aos novos alunos. Eles moravam em Lajeado até o ano de 1994, quando se mudaram para a cidade de Santa Maria. “Naquela época só existia o Prédio 1 e poucos cursos de graduação. é surpreendente o crescimento da Univates. Achamos a estrutura muito boa, tanto a organizacional quanto a física”, ressaltaram.
Saiba mais – A primeira turma do curso de Medicina da Univates é formada por 25 alunos, selecionados dentre mais de 1.500 inscritos, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este primeiro processo seletivo contou com inscritos de todos os estados brasileiros, e um novo processo será aberto em junho, com mais 25 vagas à disposição.