Os membros da missão do Vale do Rio Pardo em Israel, participaram nesta quinta-feira, 30, de reunião na Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica, na cidade de Rehovot. Na oportunidade foram apresentadas as linhas de trabalhos desenvolvidas para o melhoramento genético de plantas, produtos para irrigação e nutrição.

Segundo o pesquisador da instituição, Saul Berdman, uruguaio que viveu no Brasil quando criança, há interesse em garantir intercâmbio para outros estudantes. Um dos objetivos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é de garantir parcerias para enviar alunos para especializações e cursos na instituição israelense.

Berdman apresentou aos membros da comitiva o funcionamento da instituição e salientou a ênfase na produção de alimentos. Pesquisas em sistemas de irrigação, nutrição, alimentos mais saudáveis e genética de plantas, são algumas das linhas de pesquisas.

“Há interesse dos professores daqui em receber alunos de outras partes do mundo, e sabemos que este é o desejo da Universidade. Mesmo Israel sendo altamente tecnológico nas questões agrícolas, os alunos da América do Sul não têm procurada a instituição. Queremos ampliar esta relação,” destacou.

O Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, destacou que um acordo de parcerias já está sendo tratado, para trabalhar possíveis intercâmbios entre as instituições. “Sabemos da importância da Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica, e queremos estreitar esses laços. Há um processo que precisa ser feito de convênios, mas vamos trabalhar para garantir novas opções de estudos no exterior aos alunos e professores.”

Para o governo federal liberar bolsas de estudos é necessário firmar parceria entre as instituições de ensino. Assim, o setor de assuntos internacionais da Unisc trabalha documentos que possam firmar novos convênios na área.