A articulação da capacidade de pesquisa tecnológica com as vocações econômicas regionais é uma das estratégias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Esta e outras propostas de parceria e fomento do desenvolvimento regional foram apresentadas ao governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) pela diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) durante reunião na manhã desta quinta-feira (27) na sede da Procergs, na Zona Sul da Capital.

Participaram, representando o Comung, Odacir Deonisio Graciolli (UCS), Renato de Oliveira (Univates), José Carlos Carles de Souza (UPF), Ney José Lazzari (Univates), Carmen Lúcia Helfer (Unisc), Pe. Marcelo Fernandes de Aquino (Unisinos), Jorge Audy (PUCRS), Abílio Afonso Baeta Neves (PUCRS) e José Carlos Pereira Bachettini Júnior (UCPel).

Na ocasião, o governador eleito e os reitores tiveram um diálogo franco sobre as necessidades regionais. Para o presidente do Comung e reitor da Univates, Lazzari, as universidades comunitárias têm muito a contribuir para o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

 

“Discutimos vários projetos que podem contribuir para o Estado. Desde qualificação de professores da rede pública, desenvolvimento regional e transferência de tecnologia às empresas. O governador eleito conhece as instituições comunitárias, pois trabalhou muitos anos como professor na UCS. Por isso sabe de nosso comprometimento com nossas comunidades e tem um apreço por nossa constituição. No final do ano teremos mais uma reunião desta vez para apresentar propostas a partir do que foi discutido”, explica.

De acordo com o reitor da UCPel, Bachettini, as universidades comunitárias se colocam à disposição do governo do Estado como polos de desenvolvimento e, junto com o Executivo, buscarão soluções para as dificuldades regionais. “O governo tem a intenção de que o desenvolvimento das regiões passe pela educação, pesquisa e extensão”, relatou. Segundo ele, Sartori manifestou que pretende ter um fórum permanente de discussão com as universidades comunitárias do Estado.

Foto: Karine Viana / DivulgaçãoDiretoria do Comung com Sarttori
Diretoria do Comung com Sarttori

Os reitores também destacaram a necessidade de um maior protagonismo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) perante a comunidade acadêmica e científica. “Vamos estabelecer um laço que vai se aprofundar ao longo da trajetória administrativa para viabilizar projetos acadêmicos, com um olhar especial para as universidades comunitárias em seu aspecto regional, que dá a base inclusive para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Sartori.

Ele propôs aos reitores a inclusão do conhecimento acumulado dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). Disse que pretende incluir o fórum dos Coredes neste processo, pois há um capital de conhecimento regional instalado que pode ser aproveitado, inclusive, para o caminho da descentralização.