A Inspetoria de Defesa Animal (IDA) de Venâncio Aires informa que a partir do dia 1º de maio inicia a campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. Os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e PECFAM e que possuem até 100 cabeças por núcleo, tem direito a vacina doada.

O coordenador da IDA local, Antônio Werner, solicitamos que os produtores confiram se a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) está em dia. Ele informa que não será entregue vacina a produtor sem DAP atualizada e também aos que não a possuem. Produtores que adquirem a vacina em casa agropecuária têm todo o mês de maio para adquirir a vacina e possuem até cinco dias uteis após o termino da campanha para comprovar a vacinação.
Para a vacina doada, Werner orienta que o produtor deve comparecer à inspetoria munido de uma sacola ou caixa térmica, ou uma garrafa térmica ou isopor. O recipiente deve estar em boas condições e possuir tamanho adequado para a quantidade de vacinas que vai receber além do gelo que deve ser em quantidade suficiente, pois a vacina deve ser conservada entre 2ºC a 8ºC.
Distribuição
A distribuição de vacinas doadas terá início na próxima segunda-feira, 28, pois no dia 1º de maio na haverá expediente na inspetoria. A compra de vacinas está permitida a partir de 1º de maio, e vacinar antes desta data apenas casos especiais mediante solicitação por escrito, justificando a necessidade.