Vacinação contra HPV e meningite começa em 6 de fevereiro

-

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateDoses serão aplicadas em postos de saúde da cidade e do interior
Doses serão aplicadas em postos de saúde da cidade e do interior

Meninos de 12 e 13 anos e garotas que têm mais de nove e menos de 15 anos devem procurar os postos de saúde, a partir de fevereiro. Os adolescentes integram o público-alvo da vacinação contra o HPV, que começa a ser aplicada nos postos de saúde do município, a partir do dia 6. Nesta data também passam a ser disponibilizadas as doses contra a meningite, para ambos os sexos.

A inclusão do público masculino entre os que deverão ser vacinados contra o vírus HPV é a principal mudança no calendário de vacinação deste ano. De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, da Vigilância Epidemiológica, até então, apenas as meninas recebiam a vacina contra o HPV. A imunização protege contra quatro subtipos do vírus – dois deles causam lesões na região genital e os outros dois podem desencadear câncer de colo de útero ou pênis. 

Carla explica que, até 2020, a faixa etária que deve receber a vacina será ampliada, gradualmente, até abranger meninos de nove a 14 anos incompletos (13 anos, 11 meses e 29 dias).

“é importante se vacinar antes do início da vida sexual. Porém, se já houve contato, esses adolescentes também devem se imunizar e completar o esquema de vacinação”, explica a enfermeira Carla Lili Müller, da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a enfermeira, a orientação é de que as crianças e os adolescentes sejam acompanhados pelos pais, para realizar a vacina, ou tenham autorização dos responsáveis. “é importante levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.” Diferentemente de quando se iniciou a imunização do HPV para as meninas, há alguns anos, desta vez, não serão aplicadas doses nas escolas. Ao todo, 2.101 crianças e adolescentes devem ser imunizados contra o HPV e a meningite, em Venâncio Aires. São 1.008 meninos e 1.093 meninas.

Meningite

Até então disponibilizada apenas para as crianças, a vacina contra a meningite também passará a ser oferecida para pessoas de 12 e 13 anos. De acordo com a enfermeira, mesmo quem não recebeu as doses na infância deve procurar o posto de saúde para se imunizar. “A vacina ativa a imunidade contra a bactéria, caso a criança não seja tenha sido vacinada previamente contra a meningite do tipo C. Se já tiver recebido as doses na infância, essa dose vai reativar a memória imunológica e garantir a proteção até a idade adulta.”

Serviço

O quê: Vacinação contra meningite e HPVQuando: A partir de 6 de fevereiroOnde: em todas as unidades de saúde com sala de vacina. Na cidade, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. No interior, das 7h30min às 11h e das 13h às 15h30minContraindicações: A vacina não deve ser feita em casos de febre, suspeita de gravidez ou alergia a algum componente da vacina.

EntendaHPV – como era a vacinação- Meninas de nove a 13 anos: duas doses da vacina, com intervalo de seis meses- Mulheres entre nove e 26 anos, portadoras do vírus HIV: três doses com intervalo de dois e seis meses

HPV – como será- Meninas de nove a 14 anos, 11 meses e 29 dias: duas doses da vacina, com intervalo de seis meses- Homens e mulheres entre nove e 26 anos, portadores do vírus HIV: três doses com intervalo de dois e seis meses- Meninos de 12 a 13 anos: duas doses com intervalo de seis meses



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido