No sábado, 16 de junho, iniciou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que este ano será em etapa única e se estenderá até a primeira semana de julho. No primeiro dia de imunização, 3.477 crianças menores de cinco anos foram vacinadas em Venâncio Aires, 87,63% do total da população dessa faixa etária. Quem não pôde levar seu filho a um dos mais de 50 pontos de vacinação que funcionaram durante o sábado, as gotinhas estarão disponíveis até o dia 6 de julho, em todas as unidades de saúde do município.
Em 2012, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% do público alvo. A enfermeira coordenadora da campanha no município, Patrícia Durante, explica que, em Venâncio Aires, falta serem vacinadas apenas 256 crianças.
O prefeito Airton Artus e o secretário municipal da Saúde, Cesar Schumacher, participaram do início da campanha em visita a alguns pontos de vacinação. Artus destacou que a poliomielite está erradicada no Brasil desde a década de 80 devido à acertada estratégia de manter alta a cobertura de vacinação. “Mesmo assim, a vacinação segue sendo muito importante, já que o vírus causador da doença ainda circula por, pelo menos, 35 países do mundo”, destaca.
O secretário Cesar Schumacher acrescenta que, mesmo crianças com tosse, gripe coriza ou diarreia podem tomar a vacina, que não possui contraindicação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires