O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP) recebeu, no início da tarde desta terça-feira, 14, os resultados parciais da votação da Consulta Popular 2025, encerrada no domingo. Foram registrados 16.202 votos, números muito próximos aos registrados no ano passado, quando 16.268 eleitores participaram nos 23 municípios de abrangência. Destes, apenas General Câmara não atingiu índice de participação de 2% de eleitores. No Estado, a região ficou em terceiro lugar em números totais de votos, atrás das regiões das Missões e do Médio Alto Uruguai, que somaram 36.822 e 31.969 votos, respectivamente.
A homologação final da votação deve ser realizada na sexta-feira, 17, pelo Governo do Estado. O presidente do Corede, Heitor Álvaro Petry, destaca o engajamento dos conselhos municipais, como um dos pontos fortes para que a região praticamente repetisse a votação passada. “Parabéns pelo engajamento de todos. Gratidão a cada um que fez sua parte, seja incentivando a votação e também depositando seu voto. Somos vitoriosos juntos. Apenas um município não atingiu, mas pelos projetos eleitos todos serão contemplados direta ou indiretamente”, observou.
Os três projetos mais votados na região dividirão o valor de R$ 2.228.571 de forma igualitária, recebendo, cada um, cerca de R$ 742.857,00: fortalecimento da agricultura familiar para comercialização de produtos das agroindústrias familiares; revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para o suporte regional em emergências, saúde e negócios e Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural. Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será destinado aos municípios do Centro-Serra e dois aos do Baixo Vale. Para que um município seja contemplado, é necessário que alcance uma participação mínima de 2% de seus eleitores no processo de votação.
Ranking de votação na região
1º – Fortalecimento da agricultura familiar para comercialização de produtos das agroindústrias familiares: 5.532
2º – Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para o suporte regional em emergências, saúde e negócios: 4.022
3º – Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural: 2.163
4º – Planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos: 1.760
5º – Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo: 1.568
6º – Sinalização turística do Vale do Rio Pardo: 1.157