Liderados pelo prefeito Airton Artus, os membros que integram a comissão mista da Comarca de Venâncio Aires se reuniram ontem à tarde, em Porto Alegre, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). Foram falar com o desembargador Marcelo Bandeira Pereira e pedir apoio à instalação de uma Vara de Execuções Criminais (VEC) no Município.

O encontro ocorreu às 16h, no gabinete do desembargador. Artus explicou que a comitiva foi bem recebida e acredita em um desenrolar positivo. O presidente do TJ garantiu esforço para a instalação da Vara em Venâncio Aires e acolheu bem o pedido da comissão. “Agora precisamos aguardar os trâmites”, observou o prefeito.

Além de reforçar o pedido pela instalação da VEC, os membros da comissão fizeram outra solicitação ao presidente do TJ. Sabedores de que os trâmites são demorados e onerosos, pediram que o presídio que está sendo construído, em Vila Estância Nova, seja desvinculado da VEC de Porto Alegre.Desta forma, enquanto a VEC não funciona na Capital Nacional do Chimarrão, fica vinculada ou ao órgão de Santa Cruz do Sul – preferencialmente – ou de Lajeado.

No encontro, Artus entregou ao presidente do TJ, um clipping jornalístico, com reportagens da Folha do Mate falando sobre a situação da Colônia Penal Agrícola de Venâncio Aires (Cpava).A comissão mista é formada por membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Legislativo e Executivo Municipal.